ElPaís lança ferramenta de microblogging

Depois dos fracassos consecutivos do “Community Center”, do USAToday, e do WSJ Community, parte do site do Wall Street Journal, fazia tempo que não via uma publicação querer criar sua própria plataforma de rede social.

O Eskup pode ser definida como uma, onde os leitores podem discutir assuntos do noticiário e ter um contato mais direto com os jornalistas do ELPaís.

Diferente do Twitter, é possível enviar mensagens com até 280 caracteres acompanhadas de fotos e vídeos. Além disso, você pode seguir não somente pessoas, mas temas do noticiário atual. Todo conteúdo está sob licença da Creative Commons.

O Eskup tem uma função que permite integrar as mensagens com as do Twitter e do Facebook. O serviço já nasce com uma API pública.

Veja também: WSJ vai tentar reinventar a roda

4 respostas para “ElPaís lança ferramenta de microblogging”.

  1. Tiago, vejo com muito bons olhos grande parte das inovações que o El País trouxe para o jornalismo na internet. Eles tem feito um ótimo trabalho em infografia e penso que uma iniciativa dessas deve ser bastante planejada, ainda mais em um momento como esse em que os sites de mídia social se tornaram indissociáveis em nossa experiência de vida online.

    Me corrija se estiver errado, mas me parece que eles querem tentar implementar para o jornal com eskup o que 'falta' as outras plataformas sociais, como alguns possibilidades de filtragem e edição mais… jornalística desses conteúdos.

    O engajamento de audiência, ao meu ver, é o próximo passo para o jornalismo na internet com o a amplificação de debates, bem na linha 'comentário é conteúdo' que você tem comentado aqui.

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    1. Sim, faz sentido. Até por que o Twitter não foi pensado inicialmente para o jornalismo.
      O Eskup é mais focado no uso para conteúdo jornalístico.

      abs

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  2. Tiago, como você acredita que isso se compara ao Times People, do NY Times (http://timespeople.nytimes.com/home/about/), como fator de atração e retenção de leitores?

    Pela minha experiência, o Times People (bem confiurado com uma seleção de pessoas que se segue) dá uma visão do conteúdo do jornal que eu normalmente não teria apenas pela navegação convencional, segundo divisão de tópicos e seções. Além disso, a sincronização das recomendações para o Twitter ajudam a trazer tráfego, não?

    Eu pergunto porque não entendo como uma solução completa de Twitter dentro do jornal poderia ser mais interessante do que aquela mais focada do Times People. Curioso notar também que a implementação do El País não traz um botão de recomendação nas páginas das notícias para sua adição à timeline dos leitores na ferramenta.

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    1. Acredito que o Eskup tenha uma proposta diferente do Times People. A intenção é gerar discussões e conteúdos gerados pela audiência, mas também reter os leitores dentro do chapéu do ElPais. O problema que eu vejo no Eskup é que ele gera um "custo" para o leitor sem um retorno ainda muito claro – de ter que fazer mais cadastro, decorar mais uma senha, montar mais uma rede de contatos.

      Enfim, a ideia do Times People faz mais sentido.

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