Kno: tablet para estudantes

Susan Petersen Kennedy, presidente da Penguin Books, prevê que, em 5 anos, teremos 20 e-readers no mercado. Muito? Pouco? A afirmação de Kennedy tem jeito de ser um grande chute, mas tem como base os recentes e consecutivos anúncios de lançamentos de e-readers (tablets).

Um deles é o Kno, apresentado durante a conferência D8, nesta semana. Foi idealizado por Osman Rashid, velho conhecido, evangelista do conceito de livros digitais.

Apesar de ter um preço previsto de quase US$ 1 mil, o tablet tem estudantes como público alvo. Lembra o falecido projeto Courier, da Microsoft – também tem como diferencial o fato de não ter uma, mas duas telas (no caso, cada uma com 14 polegadas).

O uso de duas telas supõe o conceito de multitarefa – em uma tela ler um livro e na outra fazer anotações, por exemplo, mas parece que a ideia com as duas telas é mais de reproduzir a experiência de segurar e carregar um livro (de mais de 2 kg).

O Kno, por enquanto, está em fase beta, não está à venda. Pode ser estranho pelo seu tamanho, mas é um sinal de que o mercado de e-readers pode se dividir entre aqueles que tentam copiar o iPad e o Kindle e outros que tentam trazer ideias e abordagens um pouco diferentes.

Ao som de “I want to break free”, do Queen, o vídeo abaixo mostra detalhes do Kno.

http://vimeo.com/moogaloop.swf?clip_id=12223465&server=vimeo.com&show_title=1&show_byline=1&show_portrait=0&color=00ADEF&fullscreen=1

Veja também: iPad 2010 = CDROM 1994?

11 respostas para “Kno: tablet para estudantes”.

  1. FINALMENTE, um tablet REALMENTE UTIL!!!
    A Microsoft errou feio largando o Courier, veio uma empresa e utilizou a idéia que agradou tanto o pessoal na net.

    Curtir

    1. Pois é. Gosto bastante do conceito de duas telas, mas não me agradou muito o tamanho e a interface do Kno.

      Mas é um caminho interessante.

      Curtir

  2. Ótima análise.
    Acho que o mercado de e-readers sera igual ao de PCs no início: diversos sistemas, empresas, ideias etc.

    Curtir

    1. Depois se concentra em 3 ou 4 players… Faz sentido, até por que esses mercados estão sob efeito do conceito de "efeitos de rede" http://en.wikipedia.org/wiki/Network_effect

      Curtir

  3. Finalmente um Tablet que explora o lado educacional da tecnologia.

    Curtir

    1. Sobre o lado educacional, o Kno parte da teoria de que os estudantes absorvem mais informação escrevendo do que digitando. Não é à toa que vem com uma "caneta" para você poder fazer anotações na tela.

      Curtir

  4. O conceito é excelente. Se for multitarefa, compro com certeza.

    Curtir

  5. 2 Kg = dois Kelvin-gramas. Não faz sentido… Não seriam 2 kg?!

    Curtir

    1. Obrigado, já corrigi o erro de digitação.

      Curtir

  6. Isso não é muito interessante, já vem com cara de ultrapassado e sem falar na mala que vc tem que carregar.

    Curtir

  7. Avatar de Démerson Dias
    Démerson Dias

    Caramba, acho que deram um passo interessante agora. A primeira vantagem imbatível do livro em relação às alternativas digitais é a relação tátil. Claro que 2,5 kg é pesado, mas a proposta ao imitar mesmo um caderno de estudo pode superar as iniciativas que focalizam apenas a relação digital habitual, afinal, o livro está aí a séculos. Será que finalmente aposentaram o teclado? Se unirem isso ao reconhecimento de voz inteligente existente em alguns celulares creio que teremos uma plataforma tecnológica definitiva.. Ótima notícia. Valeu pela notícia, TIago.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *