Tecnologias de recomendação de conteúdo estão se tornando bem comuns.
O Genius, por exemplo, recomenda novos aplicativos de acordo com o nosso histórico de uso de aplicativos no iPhone. E o YouTube, por sua vez, inaugurou recentemente a seção “Recomendado para você” que sugere vídeos de acordo com o nosso histórico de visualização.
Se a gente for pensar, é normal surgir esse tipo de “tecnologia inteligente” quando temos tantas opções de escolhas (na área de aplicativos para iPhone nem se fala então).
O detalhe é que esse tipo de tecnologia ainda é pouco utilizado no jornalismo, área que também nos fornece todos os dias uma miríade de conteúdo.
Na tentativa de aplicar esse tipo de tecnologia ao jornalismo, o site do Los Angeles Times está testando uma ferramenta de sugestão de conteúdo – o Newsmatch.
Você é convidado a responder um “quiz visual” e, a partir de suas respostas, o sistema retorna uma home do LATimes personalizada e indica que tipo de leitor você é. As perguntas são bem pessoais, com base em sua personalidade, do tipo “com o que você mais se preocupa?”, “o que você gostaria de ser daqui a 5 anos?”
Diferente de outros sistemas de recomendação, você não precisa fazer nenhum cadastro e o site do LATimes gera um RSS personalizado.
Para criar o Newsmatch, o LATimes recorreu à startup MyVisualDNA.
Há claro controvérsias conceituais em relação ao uso deste tipo de tecnologia no jornalismo, que toma como base a nossa personalidade para sugerir conteúdo, pois acredita-se que as “notícias que lemos não devem espelhar quem você é, mas o mundo em que vivemos”.
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