Jornal diário sobre o Twitter

Pesquisadores do Palo Alto Research Center (PARC) estão quebrando a cabeça para encontrar soluções sobre como lidar com a avalanche diária de informações do Twitter. Como saber o que aconteceu de mais importante no Twitter sem a necessidade de ler cada mensagem?

Os pesquisadores lançaram o protótipo do “Eddi Project“, aplicativo que funciona como um filtro, mostrando a você o que de mais importante é publicado no Twitter em sintonia com o que você posta e com quem você interage no serviço de microblogging. A ferramenta também separa as mensagens por tópicos.

Erickson Silva, leitor deste blog, enviou por email a dica do Paper.li, site mais simples, mas que segue caminho parecido ao de “Eddi Project” (funciona como um paliativo para o overload informativo). Produz um resumo diário do Twitter em formato de jornal (portal de notícias).

O site mostra o que foi publicado, de mais relevante, em 24 horas, no Twitter com base em um perfil. Por exemplo, o meu perfil gera o jornal diário http://www.paper.li/tdoria

Pelos testes, o serviço acerta em cheio. Na última edição, por exemplo, em destaque o post sobre Viral Loop e, nas “submanchetes”,  o texto de Jakob Nielsen sobre a usabilidade do iPad e informações sobre o bug no Twitter, assuntos que foram e voltaram várias vezes na minha timeline nesta segunda-feira.

O Paper.li parece ser bem útil para pessoas que não têm tempo nem paciência para ficar o dia inteiro pendurado no Twitter, mas querem saber o que de mais relevante foi publicado no site (em sua timeline) nas últimas 24 horas.

Veja também: Como o Twitter e a TV se complementam

11 respostas para “Jornal diário sobre o Twitter”.

  1. Seguindo conceitos parecidos, há o Feedera (http://feedera.com/digest/login/) e o Twitter Times (http://twittertim.es)

    Curtir

  2. oh, fez mó sucesso o post – já tenho 2 amigos cadastrados (além de mim mesma) no paper.li

    Curtir

  3. Mas ainda não entendi direito….

    O Paper.li gera um jornal a partir de suas twittadas ou postagens em blog que vão para Twitter e gera um canal de notícias próprio? Ele hierarquiza as informações a partir do que meus seguidores mais clicam? É isso?

    Se for, parece ser bem interessante e uma medida bem inteligente….

    Curtir

    1. Ele gera a partir das twittadas minhas e das pessoas que sigo. Ele monta o jornal a partir da minha timeline. É neste sentido.

      Como eu publico alguns links para o meu blog no Twitter, eles acabam aparecendo no meu paper.li.

      Curtir

      1. Bacana, vou testar a ferramenta.
        abs!

        Curtir

  4. […] o Guardian não é diferente. A editoria de tecnologia é a primeira a utilizar o Paper.li, site que comentei há algum tempo por […]

    Curtir

  5. Só hoje testei o paper.li, e não gostei muito, não… Não entendi o critério para seleção de links, e apareceu muita coisa boba de quem eu sigo, ao passo que outras, que julgo mais interessantes, ficaram de fora.

    Além disso, me soa meio perigoso essa publicação descontrolada de links compartilhados atrelada ao meu nome. Nessa, ficamos comprometidos com o bom senso de dezenas, centenas de pessoas que seguimos.

    Talvez para listas no Twitter tenha alguma utilidade, mas para perfis, não gostei muito, não…

    []'s!

    Curtir

  6. […] novato Paper.li vai mais além: tenta ser “um filtro do filtro”, um sistema que indica quais tweets mais […]

    Curtir

  7. Muito bom.

    Já criei meu jornal lá http://paper.li/joseguimaraes/1306463413

    Ajuda a divulgar nossos artigos publicados no Twitter.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *