Lembra do novo design do Google que eu comentei há algum tempo? Agora ele é oficial (aos poucos todos usuários terão acesso à nova versão).
A última grande modificação na interface do Google aconteceu em 2007, quando foi feita a integração de resultados da busca por imagens e vídeos.
Em relação ao layout que mostrei há duas semanas, a única mudança é a retirada do link que permitia indicar a sua localização e, desse modo, exibir resultados personalizados nas pesquisas. Segundo a Business Week, nos testes, o recurso de localização não mostrou bom desempenho.
Por trás dessas mudanças cosméticas, existe uma modificação sutil, mas interessante na experiência de utilizar o Google.
Em março, o Bing, sistema de busca da Microsoft, lançou uma interface que se adapta ao que você está pesquisando.
Por exemplo, se você está procurando comprar um tênis, o Bing se transforma praticamente num “guia de compra”, permitindo visualizar os sapatos por preço, marca, estilo, mais vendidos. Se você está procurando por passagens aéreas, o buscador se transforma num “guia de viagens”.
Ou seja, para cada tipo de termo pesquisado, existe um tipo de experiência diferente com o buscador. Ele se adapta ao que você está buscando.

Nesta reformulação do Google, passa a acontecer o mesmo. A barra à esquerda se adapta ao que você está buscando. Por exemplo, se você pesquisar pela banda Arctic Monkeys, o primeiro ícone que fica em destaque na barra à esquerda depois de “Tudo” passa a ser “Vídeos” e “Imagens”.
Essa mudança é mais perceptível quando você faz uma busca por um produto (não funcionou no Google Brasil). No caso, o primeiro ícone que passa a aparecer na barra à esquerda é “Shopping” (compras), que leva a uma página onde o Google lista o produto que você quer comprar em diversos sites. Permite que você pesquise por preço, marca, loja etc.
Enfim, é uma mudança sutil, mas mostra que o Google está nesse caminho de criar um tipo de experiência diferente para cada tipo de coisa que você busca.
Veja também: Google Buzz é o “Facebook Beacon” da Google


Deixe um comentário