A NPR (Rádio Pública Nacional dos EUA) é responsável por um dos aplicativos mais populares do iPad, tablet lançado em clima de carnaval neste final de semana. Em questão de minutos após ser lançado, o aplicativo tornou-se um dos mais baixados ao lado de games e utilitários.
Foi desenvolvido pela equipe de pesquisa e desenvolvimento da NPR em conjunto com a Bottle Rocket, empresa especializada em aplicativos para iPhone e iPad. Dá acesso a mais de 1.000 rádios (streamings), sendo que você pode ouvir e ler as matérias ao mesmo tempo.
Em entrevista ao site da Society for News Design, Paulo Lopez e David Wright Jr., designers da NPR, falam sobre os bastidores do desenvolvimento do aplicativo, além da reformulação do site da NPR (a opção de player em HTML5 foi inserida já que o iPad não roda players em flash).
Segundo os dois, na medida em que o iPad era uma plataforma que ainda nem havia sido lançada, testada por raras pessoas no mundo, uma das principais dificuldades foi fazer os ‘pré-testes com usuários’ da rádio (protótipos de papel foram utilizados).
Por outro lado, uma preocupação foi tornar a navegação “intuitiva e tátil”, característica dos melhores aplicativos. O aplicativo da NPR demorou um pouco menos de um mês para ser desenvolvido.
Os bastidores completos estão aqui.
Veja também: Conheça os bastidores de uma rádio colaborativa



Deixe uma resposta para Dimitri Cancelar resposta