Frase da semana

“Quem não lê livro de papel, não vai passar a ler por causa do livro eletrônico”

Pedro Herz, dono da Livraria Cultura, em entrevista para a Folha de S. Paulo.

7 respostas para “Frase da semana”.

  1. Não que eu seja otimista a respeito, mas tenho uma história que pode dar alguma esperança. Na década de 90, Salvador (onde eu morava) tinha poucos cinemas, que dificilmente lotavam. Daí abriu um Multiplex com doze cinemas, que passaram a lotar pela simples novidade. E, um ano e pouco depois, mais doze – que também lotavam. E, nos anos seguintes, diversas salas de arte, para um público diferente, claro, mas que também enchiam. Existia tanta demanda não-atendida assim? Pode ser. Mas meu palpite é que os Multiplexes criaram público. Hoje, mais de dez anos depois, a cidade tem ainda mais cinemas, todos mais cheios do que antes dos Multiplexes abrirem. De repente, algo semelhante (em escala menor) pode acontecer com os livros eletrônicos.

    Curtir

    1. @Rodolfo S Filho

      Dentro dessa ideia, aconteceria com os livros o mesmo que aconteceu com o MP3 e a música.
      Graças ao formato digital, hoje as pessoas consomem música como nunca.

      Curtir

  2. Eu concordo em parte com a frase do Pedro Herz.

    As pessoas que já lêem provavelmente lerão mais com a popularização do ebook, da mesma maneira que muitos, que já tinham o hábito da leitura, passaram a ler mais com os blogs.

    Mas quem não tem o costume de ler, não criará esse costume apenas por causa da “novidade” dos leitores de ebooks.

    Curtir

  3. Avatar de Gustavo dos Santos
    Gustavo dos Santos

    Concordo com os dois comentários anteriores. Eu acho que o livro eletrônico vai sim atrair novos leitores, mas não sozinho. No futuro, ele poderá ser usado em escolas, onde o professor poderia indicar um livro para ler e imediatamente disponibilizar o download dele na própria escola, para os e-readers dos alunos.
    Também acredito que a interatividade do livro eletrônico com a internet abriria mais possibilidades para as histórias contadas nos livros, assim com mais interatividade entre o autor de uma obra e seus leitores.
    Serão vantagens como essas que irão atrair novos adeptos a leitura.

    Curtir

  4. Situação 1 (livro de papel): Você na rua lendo seu livro tranquilamente e passa um e rouba seu livro. Você fica chateado e pensa: “Já era um livro, perdi 30 reais”

    Situação 2 (e-reader): Você na rua lendo seu livro tranquilamente e passa um e rouba seu e-reader. Você fica chateado e pensa: “Drogaaa, lá vai o cara com toda minha biblioteca, perdi 400 dólares naquele e-lixo de m….”

    Tudo bem, pode dizer que a pessoa pode fazer backup, mas acho que é uma questão para se pensar.

    Curtir

  5. Por isso que nós nunca vemos MP3 players, laptops e palmtops na rua, sem falar de celulares caríssimos…

    Curtir

  6. […] frase fora de contexto que me deixou revoltado. O @gordogeek fez o quote de Pedro Herz através da Frase da Semana do Thiago Doria. “Quem não lê livro de papel, não vai passar a ler por causa do livro […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *