Confirmado! NYTimes planeja voltar a cobrar por conteúdo

Nesta quarta-feira, o New York Times publicou uma matéria confirmando os boatos de que planeja voltar a cobrar por acesso ao seu site. O sistema previsto de cobrança será parecido ao do Financial Times. Acesso livre a todos artigos, mas depois de acessar uma certa quantidade será obrigatório o pagamento de uma taxa mensal.

Assinantes da versão impressa terão acesso livre independentemente da quantidade de matérias acessadas (não pagarão duas vezes pelo conteúdo – versão impressa e digital).

Por enquanto, o modelo de cobrança ainda está meio vago. Não foi definido o valor mensal, menos ainda o limite de matérias que poderão ser acessadas de forma gratuita (no Financial Times podem ser acessados somente 10 artigos/mês).

O jornal abriu espaço para ouvir os leitores. Numa rápida olhada nos comentários, dá para perceber que as reações são negativas ao sistema de cobrança, que está previsto para entrar no ar somente em 2011. Daqui a um ano…

Na segunda-feira, comentei sobre a cobrança. Os primeiros a assinar a versão digital certamente serão os que mais valorizam o conteúdo do NYTimes (mais fiéis), além de pessoas que utilizam as informações do jornal como “ferramenta de trabalho” (jornalistas, instituições, executivos etc).

Não deixará de ser um teste para saber o quanto as pessoas valorizam o NYTimes.

Veja também:
Quando a vida profissional começa num blog coletivo

Crédito da foto: DRZ image

4 respostas para “Confirmado! NYTimes planeja voltar a cobrar por conteúdo”.

  1. Parece uma boa. Mantém os leitores casuais e os mais fiéis.

    Curtir

    1. @Ana

      Pois é, atualmente, é a melhor maneira de abortar a estratégia fracassada de subsidiar o conteúdo somente com publicidade.
      Mas eu acredito que a grande questão é como será feita a implementação desse novo sistema de cobrança.

      abs

      Curtir

  2. […] o que eu comentei com a Ana aqui, nos comentários do blog. O que garantirá em grande parte o sucesso do sistema de […]

    Curtir

  3. […] o modelo de cobrança que o NYTimes quer aplicar é diferente do Newsday. Não fecha o […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Ana Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *