Geralmente, quem usa sistemas de busca de sites de notícias sofre. Os resultados são mostrados em uma grande lista, normalmente sem nenhuma hierarquia ou divisão por mídia. Muitas vezes são sistemas lentos ou que não conseguem indexar o conteúdo mais recente.
Situação contraditória se a gente levar em conta que, pela primeira vez, a “notícia de ontem” passou a ter importância nas estratégias das empresas de mídia. Uma das principais fontes de tráfego de sites de notícias vem justamente de usuários em busca de informações antigas.
Neste sentido, banco de dados, SEO e sistemas internos de busca passam a ter importância maior ainda.
A BBC lançou neste começo de ano o seu novo sistema de busca. O diferencial está na forma como as informações são apresentadas. O conteúdo é organizado por zonas ou seções. Quando é feita uma pesquisa por um tópico específico, como uma personalidade, por exemplo, uma espécie de minibiografia fica em destaque nos resultados.
Outro ponto interessante é que as pesquisas geram urls fixas e únicas, do tipo http://www.bbc.co.uk/search/brazil.
A nova busca é uma tentativa da BBC de trazer o seu conteúdo (que não é pouco) da melhor maneira possível a quem faz uma pesquisa.
Para conferir a nova busca, é só fazer qualquer pesquisa (em inglês) aqui.
Veja também:
Como a BBC ‘reutiliza’ a web

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