Fiz a minha lista deste ano (a de 2008 está aqui). Somente com blogs em português.
1) Startupi
Editado por Diego Remus, o blog se tornou referência na cobertura de empreendedorismo e startups no Brasil, área que não tinha a devida atenção na mídia (grandes revistas gostam de cobrir grandes empresas). O interessante do Startupi é que você percebe que ele está bem por dentro do mercado, próximo a fontes. Novidades são publicadas em primeira mão. O Startupi é mantido pela empresa de investimentos Social Smart.
Em qualquer tipo de blog, a qualidade das fotos faz uma grande diferença. Mas em blogs de gastronomia e moda esse aspecto fica mais evidente. A chef Leonor de Sousa Bastos é editora do Flagrante Delícia e Miguel Coelho responsável pelas ótimas fotos do blog. Para mim, é um dos blogs em português que tem a melhor edição, sem dúvidas. Neste ano, foi citado com elogios no NYTimes.
A ideia não é nova, mas uma versão nacional do premiado blog Big Picture foi mais do que bem vinda em 2009. Olhar sobre o mundo, editado pela equipe de fotografia do Estadão, publica ensaios fotográficos com imagens em tamanho grande, 950px, e, em sua maioria, com temáticas nacionais. Destaque para o ensaio Cidade Submersa, sobre as chuvas que inundaram São Paulo em dezembro.
Neste ano, finalmente a BBC Brasil colocou no ar os seus blogs. Lançou blogs sobre esportes, culinária e o BBC Tendências a respeito de comportamento. Gosto do Tendências por dois motivos – é escrito de forma simples e direta e transforma tudo em assunto – pulseira do sexo, volta dos bigodes, crise de ciúmes no Facebook, sempre puxando para o lado comportamental. Aliás, pelo que percebi, muitos dos assuntos que você vê por lá depois viram pautas em revistas do Brasil.
O Clone do Blog do Planalto entra na seleção não pelo conteúdo, que é burocrático e prevísivel, republicação do blog original. Mas pela ideia de clonar o Blog do Planalto. Para mim, foi uma das melhores ações de ciberativismo feitas em 2009. O original não tem espaço para comentários, mas o clone sim. A ação foi feita pelo projeto Esfera, que também estreou neste ano.
Veja também:
Cinco “firulas” em sites de notícias em 2009





Deixe uma resposta para filipe santos Cancelar resposta