Difícil arte de mensurar o Twitter

Medidas exatas

Twitter está matando os blogs. Twitter não está matando os blogs. Twitter perde tráfego. Twitter ganha tráfego. Twitter não consegue reter novos usuários.

Mais do que falta de exatidão, essas manchetes apoiadas em pesquisas mostram o quanto é difícil mensurar o Twitter com base apenas nas visitas ao domínio twitter.com, somente tendo como referência os acessos à versão web do serviço de microblogging.

Um dos últimos exemplos dessa dificuldade, que pode gerar interpretações de todo tipo, foi mostrado num estudo recente da comScore que indicava que o serviço de blogs WordPress.com apresentava crescimento no tráfego enquanto que o Twitter, ao contrário, estaria estabilizado.

De carona no papo de que os blogs estão morrendo, a leitura dessa pesquisa foi a de que o “Twitter não estaria matando os blogs”. O Techcrunch foi o primeiro a interpretar os números dessa forma. A partir disso, foi o de sempre. Outros blogs repercutiram sem questionar muito os números.

O estudo levou em conta apenas os acessos ao WordPress.com. Portanto, por si só, essa leitura já estaria imprecisa. Blogs não são somente o WordPress.com. Outras pessoas utilizam o Blogger, o TypePad, o Posterous. Enfim, diversas outras ferramentas para blogs.

O que chamou a atencão desta vez é que o primeiro a “desmentir” essa visão sobre a pesquisa foi o próprio criador do WordPress, Matt Mullenweg.

Em um texto em seu blog, Matt explica que os números não são exatos. Não foi levado em conta o tráfego do Twitter via API e aplicativos desktop. Ou seja, o tráfego vindo de quem utiliza Echofon, Tweetdeck, Hootsuite, entre outros aplicativos, ficou de fora da pesquisa.

Gostei da postura de Matt. Ele poderia ter adotado uma atitude de como não quer nada e ter afirmado que realmente os “blogs estão ganhando do Twitter”, em especial, o WordPress.com. Mas optou por mostrar que as coisas não são bem assim. Microblogs, segundo ele, complementam os blogs.

Ao brincar com essa suposta guerra entre “blogs versus microblogs”, que existe mais no campo da especulação, Matt até criou um termo para indicar a “antiga” atividade de blogar, em parágrafos e textos mais trabalhados, mega-blogging.

Veja também:
Ghostwriter de 140 caracteres é para os fracos

Crédito da foto: Robert Couse-Baker

12 respostas para “Difícil arte de mensurar o Twitter”.

  1. Avatar de Claudia Dedeski
    Claudia Dedeski

    Tiago, se eu tivesse que colocar as minhas fichas em alguém, com certeza era na tendência ao ‘mega-blogging’ (entendendo os blogs isoladamente e os blogs que trabalham muito bem com outras ferramentas de conectividade). Até pq o ambeinte da Internet é muito semelhante ao mundo de tijolo: há uma seleção natural e só os mais fortes e/ou mais adaptados sobrevivem.

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  2. Apesar do clichê, acho que todas as ferramentas se complementam. O que vejo, muito, é uma entropia em que as pessoas tentam escrever textos que exigem mais profundidade no Twitter, ou usam blogs para transmitir mensagens que caberiam em 140 caracteres. Atualmente, vejo muita utilidade no Twitter, no espaço oferecido pelo Facebook para pequenos textos (acho que o limite é de 400 caracteres) e nos blogs e seus espaços ilimitados. Se todo mundo conseguir encontrar a ferramenta adequada para produzir suas mensagens, teremos conteúdo de maior qualidade. E, é claro, todas podem se interconectar.

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  3. Olá, Tiago.

    Sabe se o fato de terem pessoas que usam mais o twitter para consumir a informação do que produzir interfere nos resultados dessas pesquisas?

    Abraços!

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    1. @Zelenski

      No caso dessas pesquisas, no contexto do post, não interfere diretamente.
      Acredito que isso tenha interferência mais direta numa pesquisa sobre os hábitos dos usuários do Twitter.
      Na verdade, o ponto sobre essas pesquisas é que elas muitas vezes são feitas apenas com base nos acessos à versão web do Twitter.
      E o serviço de microblogging é mais do isso, existe acesso via API, mobile, aplicativos etc.

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  4. Acho que este post veio em boa hora. Ultimamente vejo muitas matérias sobre “audiência” no twitter tratadas de forma errada, aparentemente escritas por jornalistas que não têm familiaridade com a ferramenta ou com medições web.

    Li uma matéria em que dizia que o Twitter tinha menos usuário que o FarmVille porque este tinha mais usuários cadastrados que o número de acessos ao microblog em determinado mês! É o mesmo que compararar maçãs com bananas. Isso sem falar na particularidade do Twitter não poder ser medido por acesso, ja que é usado massivamente em aplicativos.

    Fica o desafio não só para os que trabalham com medicão de audiência que precisam encontrar uma forma de medir corretamente o Twitter, como para os jornalistas que precisam explorar mais o universo web e saber escrever sobre ele.

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  5. DE FATO O TWITTER É UMA FERRAMENTA,PRATICA E GOSTOSA DE USAR ,AS DEMAIS REALMENTE PERDEM CAMPO,E VÃO PERDER MTO MAIS QDO O TWITTER SE POPULARIZAR,MAIS,JÁ Q HOJE ELE NÃO TEM MAIS USUARIOS NO BRASIL PELO FATO DE AINDA NÃO EXISTIR UMA VERSÃO NO NOSSO IDIOMA…..NO MEU CASO,EU CONFESSO,QUE DEPOIS DO TWITTER EXCLUI MEU BLOG,MEU FACEBOOK,MEU MYSPACE,SÓ FICANDO COM O ORKUT,QUE USO COMO FONTE,PRA CHAMAR GENTE PRO TWITTER…….

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  6. […] Difícil arte de mensurar o Twitter – Artigo que explica que só vamos entender o que está acontecendo a partir do momento em que pudermos olhar para trás. Por enquanto, não dá tempo Tags: blogs, queroterumblog, twitter 08/12/09 | 05:04 | (0) Comente! […]

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  7. […] Difícil arte de mensurar o Twitter – Artigo que explica que só vamos entender o que está acontecendo a partir do momento em que pudermos olhar para trás. Por enquanto, não dá tempo […]

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  8. Reforçando o que colocou a Luciana Couto, o que achei mais importante nesse post não é exatamente a audiência de blogs vs twitter, mas o fato de haver um costume hoje de dar uma super atenção a pedaços descontextualizados de dados.

    Uma versão, no assunto cultura digital, do que acontece muitas vezes no grande jornalismo, que é a ênfase na manchete que causa efeito sem trazer um grande significado atachado.

    Pra resumir: é preciso ter cuidado com dados que trazem “grandes revelações” ou que rendem ótimas frases de efeito.

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  9. Li recente pesquisa que informa que os 46% dos blogueiros pesquisados que começaram a usar o twitter diminuiram sua dedicação ao blog. Não vai matar, até pq muitos blogueiros utilizam o twitter para divulgar o conteúdo que produz, mas diminui a atenção e a interaçao entre blogs, hoje muitas vezes o RT substitui o comentário no post. E com certeza aumenta o tráfego, pelo menos n’Ocappuccino é assim. Todo buzz gerado no twitter é revertido em visitas ao blog.

    MATEUS

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  10. […] Veja também: Difícil arte de mensurar o Twitter […]

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