Flavors.me era um site que eu estava bem curioso para testar. Os convites para testá-lo começaram a ser liberados nesta terça-feira.
Basicamente, o Flavors.me permite que você construa uma página na web. Pode ser uma splashpage, um portfolio, um cartão de visitas virtual ou simplesmente uma espécie de hub, home de sua presença digital, onde você pode reunir tudo o que produz e vê na web.
O que chama a atenção é o fato dele ser na mesma linha do Tumblr e do Posterous. Simples, elegante e minimalista. Em questão de minutos, você consegue montar e personalizar a sua página.
O site foi criado por dois irmãos, Jonathan e David Marcus, e o diretor de design do Vimeo, Jack Zerby, outro site que tem uma preocupação grande com design e simplicidade. Todos de Nova York.
O funcionamento é bem simples. A intenção é facilitar a presença digital das pessoas. Você faz o login e, se quiser, cadastra os serviços que você deseja que apareçam em sua página (blog, flickr, twitter, facebook). Depois é possível personalizar quase tudo – cores, tamanhos, fontes do texto.
O interessante é que você pode utilizar como fundo uma imagem em fullscreen (o site faz alguns ajustes automáticos para que ela não fique muito distorcida). Exemplos aqui.
Notei alguns aspectos que poderiam ser melhorados.
Na tela de personalização do layout, por exemplo, na hora de escolher as posições dos elementos na tela, você tem que clicar em botões. Um sistema de clicar e arrastar seria bem mais fácil (estilo home do Netvibes). Outra coisa, deveria existir uma biblioteca com imagens ou uma espécie de integração com o Flickr para quem quisesse utilizar as suas fotos de fundo.
Mas, fora isso, as minhas primeiras impressões sobre o Flavors.me são positivas. Sou meio suspeito para falar, gosto de sites que têm uma interface minimalista.
Na verdade, tudo o que ele faz, você consegue desenvolver caso tenha um bom conhecimento de CSS e design. No entanto, o Flavors.me é voltado para o usuário sem muito conhecimento técnico ou que não tem paciência de mexer com CSS e HTML. Quer algo casual e sem complicação.
Pelo que percebi, a intenção é transformar o Flavors.me em uma espécie de “cartão de visitas virtual”. Mais para frente, existirá a opção de utilizar um domínio próprio, em vez de http://flavors.me/usuario.
Por essas e outras que o coloco na mesma série de sites minimalistas que vêm sendo produzidos de um tempo para cá. Que fazem pouco, mas bem feito. São eles, Tumblr, Deadline, Posterous, Rososo, NowDothis, Bloglovin.
A minha página no Flavors.me está aqui (ainda estou testando, vou mudar as cores, colocar foto etc).
Veja também:
Minhas primeiras impressões sobre o Google Wave



Deixe um comentário