Nesta segunda-feira, estive na 1ª Conferência Web do W3C, em São Paulo. E uma das principais ideias mostradas por Patrick Sinclair, engenheiro de software da BBC Audio and Music Interactive e palestrante do evento, é a de que o grupo de mídia britânico utiliza a “web como um CMS de seu site” (sistema de gestão de conteúdo de seu site).
É uma visão um pouco diferente de grupos de mídia que veem a web apenas como uma plataforma de distribuição. A BBC, por exemplo, constrói o seu site de música, o BBC Music, em parte com base em dados de sites de conteúdo aberto, como Wikipedia e MusicBrainz (banco de dados sobre música).
Ou seja, em vez de reinventar a roda, a BBC tem uma política de reutilizar conteúdo relevante produzido na web. Os perfis dos artistas são criados com conteúdo do verbete equivalente na Wikipedia, além de músicas disponíveis no MusicBrainz.
A apresentação de Patrick se resumiu a mostrar o case da BBC.
Nesse posicionamento, que começou em 2007, o número de páginas da BBC Music pulou de 3 mil para 500 mil. Sem contar que os sites deixaram de ser desenvolvidos separadamente e com dados que não se “falavam”. Hoje diversas informações estão linkadas e sincronizadas.
Em alusão ao termo “findability” (conteúdo fácil de ser encontrado), o engenheiro de software utilizou, em sua apresentação, a palavra “tweetability” para demonstrar a preocupação que deve existir em tornar um conteúdo fácil de ser propagado no Twitter.
Nesta terça-feira, acontece a 2ª parte da Conferência do W3C.
Paralelamente acontece o Transparência Camp.
Atualização – Patrick disponibilizou a sua apresentação no slideshare.
Veja também:
Princípios de um projeto web, segundo a BBC
Crédito da foto: Juliana Molina

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