Blogueiros "não-profissionais" estão blogando menos ainda

Blogging

Autores de blogs que não são considerados “profissionais”, que blogam por hobby, estão atualizando menos ainda os seus sites. Desses que blogam menos, 30% vem se dedicando mais a redes de microblogs e à interação em plataformas de redes sociais.

Entre os considerados “profissionais”, o cenário é diferente. Eles estão blogando cada vez mais. Em parte por que encontram o seu público e estão interagindo mais com ele, além do fato de que o blog tem se provado como uma eficiente ferramenta de autopromoção.

Esses foram os dois pontos que mais chamaram a minha atenção na 2ª parte do estudo State of the Blogosphere, divulgado nesta terça-feira e que aborda o que e por que as pessoas blogam.

Em relação a versões anteriores do estudo não há novidades, com exceção desse ponto de que autores de blogs casuais estão blogando menos, efeito direto nos blogs do Twitter e da popularização das plataformas de redes sociais.

A maioria bloga como uma forma de autoexpressão, sendo que “autores profissionais de blogs” mensuram o seu sucesso pelo número de pageviews, enquanto os “não-profisssionais”  pela satisfação pessoal.

Para 81% dos autores de blogs pesquisados, a quebradeira econômica em 2008 afetou o seu estilo de vida, mas nada que tenha feito mudar o assunto central de seus blogs. Porém, alguns estão escrevendo mais sobre economia.

Um ponto interessante e que não vi em outros anos do estudo é sobre o futuro dos blogs e de seus autores. Em primeiro lugar, a maioria tem como perspectiva se dedicar mais aos seus blogs, em seguida publicar um livro e, em terceiro, utilizar mais dispositivos móveis para atualizar os seus blogs, o que vai ao encontro da tendência apontada na 1ª parte do estudo, divulgada nesta segunda-feira.

Veja também:
Dispositivos móveis são cada vez mais utilizados para atualizar blogs

Crédito da foto: Maebmij

18 respostas para “Blogueiros "não-profissionais" estão blogando menos ainda”.

  1. Muito bom o post Thiago, concordo muito com isso, inclusive acho que me encaixo na categoria de “não profissional”. Até porque a facilidade dos microblogs, redes sociais mobile facilitam a publicação principalmente de textos curtos. Agora blogando somente para exercitar o conhecimento e o hobby.

    Curtir

  2. O State of the Blogosphere 2009 está bem realista.
    Concordo 100% e tenho observado isso mesmo.

    Curtir

  3. Oi, Tiago,

    Pelo que me consta, a interação direta em blogs, através de comentários, caiu bastante ultimamente por causa de ferramentas como o Twitter. Augusto, do BR-Linux e Efetividade.net, conta mais em http://www.efetividade.net/2009/07/14/peter-drucker-milton-nascimento-e-a-morte-dos-comentarios-em-blogs-assassinados-pelo-twitter/

    Abraço,
    Alan

    Curtir

    1. @Alan Kelon O. Moraes

      Sim, também comentei sobre isso há algum tempo aqui, blog.
      http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2009/07/02/pessoas-estao-fugindo-da-caixa-de-comentarios/

      abs

      Curtir

  4. Havia percebido esta tendência. E com o advento do twitter parece que os blogueiros esquecerem como se escreve com mais de 140 caracteres. Poucos são os não-profissionais que se dedicam aos blogs como se dedicavam no início ou como pensariam que se dedicariam. É compreensível, pois se não há retorno financeiro, o ato de blogar é visto como futilidade, ou como algo naõ essencial. E na verdade não é mesmo essencial. Eu sei bem o que é ser um blogueiro não profissional dedicado. Dá trabalho pesquisar conteúdo, interagir com leitores e possíveis leitores, monitorar outros blogs e outras redes. Creio que o desejo de todo blogueiro é virar problogger.

    MATEUS

    Curtir

  5. Tudo isso é culpa do Twitter!!!

    Curtir

  6. Tinha que existir um estudo que cruzasse os dados do crescimento do Twitter com a queda no número de blogueiros ativos… Certamente há uma relação aí…

    Curtir

  7. […] Sozinho, em geral, um blog atrai pouco tráfego. A maioria tem, em média, menos de 1.000 visitantes por mês. A audiência é mais concentrada em poucos blogs que chegam a ter mais de 100 mil  visitantes/mês, que, em sua maioria, são os considerados “blogs profissionais“. […]

    Curtir

  8. […] Blogueiros não-profissionais estão blogando menos ainda – Autores de blogs que não são considerados profissionais, que blogam por hobby, estão atualizando menos ainda os seus sites. Desses que blogam menos, 30% vem se dedicando mais a redes de microblogs e a interação em plataformas de redes sociais. Entre os considerados profissionais, o cenário é diferente […]

    Curtir

  9. […] blogueiro Tiago Dória postou alguns comentários sobre a pesquisa State of the Blogosphere, divulgado nesta terça-feira. O estudo é bastante […]

    Curtir

  10. O titulo da materia poderia ser mais positivo, entao, ja que os blogueiros profissionais estao blogando mais ainda! Alem disso, 40% dos blogueiros tem background em jornalismo, e isso eh excelente! Voce nao acha?

    Curtir

    1. @Carolina Frederico

      Acho que não. Em relação a outros anos da pesquisa, mais pessoas blogando é uma constante, independente de ser “profissional” ou não.
      O diferencial é que, neste ano, um certo grupo está blogando menos e ainda, em parte, motivado pelo twitter e as redes sociais.

      Curtir

  11. Excelente tópico. Eu estou entre esses Blogueiros “não-profissionais”, e tenho blogado pouco mesmo. Alguns profissionais vivem disso mesmo, é quase obrigação escrever. Eu escrevo quando me vem uma inspiração ou um desabafo, ou um devaneio, sei lá. Durante o horário e local de trabalho mesmo, em casa de noite, quando me surge vontade.

    Valeu.

    Curtir

  12. […] de redirecionar tráfego para os blogs ou roubar a atenção e o tempo deles (certo perfil está blogando menos, entre outros motivos por causa do […]

    Curtir

  13. […] Veja também: Blogueiros “não-profissionais” estão blogando menos ainda […]

    Curtir

  14. […] menos frequentemente os seus sites. Por outro lado, os rotulados como profissionais estão atualizando cada vez mais os seus blogs, em parte por que acreditam que encontram o seu […]

    Curtir

  15. […] texto Blogueiros não profissionais estão blogando menos ainda é também de 2009, serve para entender o impacto do Twitter nos blogs e o para quê escrever […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *