Há um bom tempo o Pandora, rádio online personalizada que recomenda músicas de acordo com as suas preferências, está bloqueada para os usuários do Brasil. Uma pena, pois o Pandora não é apenas “mais um site para ouvir música”, mas resultado de uma importante pesquisa acadêmica que busca descobrir “genomas musicais” e trabalha com conceitos de taxonomia musical.
Nesta semana, entrou aberto para todos os usuários o Jinni, espécie de “pandora dos filmes”. O esquema é parecido. Você digita o nome de um filme na caixa de busca do site e o Jinni retorna com recomendações de filmes parecidos.
Se você estiver logado, o site vai aprendendo os seus gostos, afinando as recomendações, à medida que o utiliza. É possível pesquisar filmes por datas, estilo, prêmios que recebeu e ainda locação (você pode encontrar filmes que foram gravados no mesmo local).
O Jinni foi criado em Israel por ex-funcionários da Oracle. O único porém do site para os brasileiros é ser todo em inglês. Você precisa pesquisar os nomes dos filmes em seu título original. O site entra para competir, em parte, no mercado do Flixster, que oferece recursos parecidos.
Veja também:
Para saber quem está “remixando” o seu conteúdo

Deixe um comentário