O Facebook está dando um tiro no Google e não no Twitter. Twitter é apenas efeito colateral. O Facebook sabe que o dinheiro está na “busca em tempo real”, e o FriendFeed a tem.
Robert Scoble, colunista da revista FastCompany, resumiu o anúncio da compra do FriendFeed pelo Facebook nesta segunda-feira. Para mim, depois da aquisição, ficou mais claro que um dos principais focos atuais do Facebook é em desenvolver o seu recurso de busca.
Nesta segunda-feira, quando foi anunciada a compra, o Facebook noticiou também o lançamento de seu novo sistema interno de busca, por meio do qual você poderá saber, por exemplo, “em tempo real” o que os seus contatos estão falando sobre um assunto.
E aí estará uma diferença que o Facebook explorará em relação a outras buscas. O Google define o que é mais relevante por meio da quantidade de links, quanto mais links recebe um site, mais relevante ele é. Na busca do Facebook, que está sendo aprimorada, será um pouco diferente, a idéia é que essa relevância seja baseada em proximidade e conexões sociais.
Se o Facebook conseguir aplicar essa idéia, poderá ter um lugar ao Sol no mercado de busca.
PS – FriendFeed é um serviço pouco usado no Brasil. Mas é um dos que melhor permite montar um lifestream. Foi criado por 4 ex-funcionários da Google, que trabalharam na equipe de criação do Gmail e do Google Maps e que agora farão parte da equipe do Facebook. Aliás, outro motivo da compra foi a aquisição desse capital humano.
Atualização – Ainda relacionado ao assunto busca, o Google anunciou modificações em seu sistema de busca.
Deixe uma resposta para Breno Barros Cancelar resposta