FaceFeed é sobre busca (atualizado)

O Facebook está dando um tiro no Google e não no Twitter. Twitter é apenas efeito colateral. O Facebook sabe que o dinheiro está na “busca em tempo real”, e o FriendFeed a tem.

Robert Scoble, colunista da revista FastCompany, resumiu o anúncio da compra do FriendFeed pelo Facebook nesta segunda-feira. Para mim, depois da aquisição, ficou mais claro que um dos principais focos atuais do Facebook é em desenvolver o seu recurso de busca.

Nesta segunda-feira, quando foi anunciada a compra, o Facebook noticiou também o lançamento de seu novo sistema interno de busca, por meio do qual você poderá saber, por exemplo, “em tempo real” o que os seus contatos estão falando sobre um assunto.Friend Feed

E aí estará uma diferença que o Facebook explorará em relação a outras buscas. O Google define o que é mais relevante por meio da quantidade de links, quanto mais links recebe um site, mais relevante ele é. Na busca do Facebook, que está sendo aprimorada, será um pouco diferente, a idéia é que essa relevância seja baseada em proximidade e conexões sociais.

Se o Facebook conseguir aplicar essa idéia, poderá ter um lugar ao Sol no mercado de busca.

PS – FriendFeed é um serviço pouco usado no Brasil. Mas é um dos que melhor permite montar um lifestream. Foi criado por 4 ex-funcionários da Google, que trabalharam na equipe de criação do Gmail e do Google Maps e que agora farão parte da equipe do Facebook. Aliás, outro motivo da compra foi a aquisição desse capital humano.

Atualização – Ainda relacionado ao assunto busca, o Google anunciou modificações em seu sistema de busca.

3 respostas para “FaceFeed é sobre busca (atualizado)”.

  1. Tiago, desculpe, mas não entendo como esse sistema pode ser melhor que o Google…

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    1. @Priscila

      Não acho que como padrão seja melhor. Depende dos objetivos, da estratégia. O Facebook agrega muita informação pessoal e “em tempo real”. Para efeitos de marketing poder ser uma opção interessante além Google – recomendação de produtos, conteúdo etc.

      Em relação ao Google, a intenção seria trazer resultados mais relevantes, personalizados, em uma busca, que tenham mais a ver com os nossos objetivos, laços sociais e preferências.

      abs

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  2. O bom nisso tudo é que o Google e o Facebook não seguiram o mesmo caminho do Yahoo! e da Microsoft, que pararam no tempo alguns anos atrás e agora querem conquistar mais usuários fieis.

    Particularmente, sou um usuário, ferrenho, do Google. Mas o que me deixa com o pé atrás são as informações que deixamos nesses sites. Em que acabamos dependentes das ferramentas.

    Eu acho que o Google me conhece mais do que a minha namorada!

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