Na semana passada, a briga foi entre Microsoft e Yahoo! versus Google. Nesta semana, é entre Reuters e Associated Press.
Para quem está acompanhando a novela em torno da “proteção digital” da Associated Press (AP) saiba que aconteceu mais um capítulo e o negócio ficou mais quente.
Depois de publicar uma mensagem no Twitter em que afirmava que a agência de notícias Reuters estava preparada para ajudar aqueles que queriam uma alternativa à AP, o presidente da Reuters Media, Chris Ahearn, escreveu um artigo em que ataca diretamente o posicionamento online da AP.
No artigo, ele diz que acredita na “economia dos links“. E ainda – a Reuters não vai impedir que as pessoas façam links para os seus artigos. Pelo contrário, o link é visto como uma forma de adicionar valor ao conteúdo e a agência de notícias espera justamente isso, que mais pessoas compartilhem o seu conteúdo. De quebra, ainda comparou a AP à indústria musical.
Enfim, a Reuters está querendo se mostrar como uma alternativa à restritiva AP.
Será interessante acompanhar essa troca de farpas entre duas das maiores agências de notícias do mundo. De um lado, a Associated Press defendendo o uso de uma espécie de DRM nas notícias e do outro, a Reuters, com toda aquela idéia de APIs públicas e um flerte com o remix de conteúdo.
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Polêmica proteção digital da AP
Crédito da foto: Denis Gustavo
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