Como foi o meu "Zuckerberg Day"

zuckerberg01

Nesta terça-feira, participei de atividades ligadas à visita de Mark Zuckerberg, co-criador do Facebook, ao Brasil, país cujo número de usuários na rede social dobrou nos últimos 3 meses, e que conta atualmente com 1,3 milhão. A primeira dessas atividades foi a palestra de Zuckerberg na FGV.

O pai do Facebook repetiu algumas informações, como o fato de que a rede fechou agosto com 250 milhões de usuários em todo mundo. E de que, atualmente, não existe a possibilidade de montar um escritório no Brasil, mas o país é um local estratégico para o crescimento da rede social.

Zuckerberg usa muito o discurso da privacidade como atrativo e diferencial do Facebook em relação a outras redes sociais, além da questão de que ela pode ser usada como “social utility”, uma ferramenta para compartilhar conteúdo com o seu círculo de amigos.

Um dos principais produtos da rede social atualmente é o Facebook Connect, que permite integrar o Facebook a outros sites. Diversas parcerias estão sendo fechadas não somente no Brasil, mas em todo o mundo para o uso do recurso por sites de emissoras e portais de notícias.

Zuckerberg na MTV

À tarde, participei da gravação de uma entrevista exclusiva de 1 hora com Zuckerberg na MTV. Cazé, apresentador do Notícias MTV,  foi o entrevistador. E eu participei da produção das perguntas.

Em breve, essa entrevista fará parte de um especial da MTV sobre o Facebook, que contará com uma rápida participação minha.

zkindle

Não vou adiantar o conteúdo para não perder a graça, mas a entrevista ficou bem interessante. Zuckerberg estava mais descontraído e acabou respondendo a algumas perguntas que fogem do lugar comum. O Cazé até brincou com o fato dele falar rápido demais.

O que deu para perceber é que Zuckerberg é bem tímido. No começo, ele estava bem nervoso, meio travado, falava rápido, sem pausas, e com os olhos quase lacrimejando, parecia até comigo quando gravei a minha primeira coluna do Notícias MTV.

Depois se soltou mais. No final, até aconteceu algo inusitado. Ele deu uma camiseta de presente, autografou e tirou um rabisco de caneta (!) da tela do Kindle do Cazé (na foto acima, meio distorcida, tirada com o celular, Zuckerberg usa a sua “técnica” para tirar rabiscos de caneta em gadgets).

O que percebi nesta visita de Zuckerberg é que existe muita pressão em cima dele – palestras, agenda apertada, assessores constantemente ao seu lado passando informações, seguranças seguindo cada passo dele, assédio da mídia e de profissionais da área de tecnologia. Porém, com apenas 25 anos, ele parece levar tudo isso numa boa, sem stress.

Bom, é isso. Quando o especial for ao ar na MTV, aviso vocês, seja no Twitter ou por aqui, no blog.

9 respostas para “Como foi o meu "Zuckerberg Day"”.

  1. Avatar de suzana beatriz junges
    suzana beatriz junges

    Que guri bom , esse !

    Curtir

  2. quando vai ao ar a entrevista??

    Curtir

    1. @Zé Brites

      Ainda não sei. Quando for ao ar, eu aviso por aqui.

      Curtir

  3. Tiago, na verdade o Zuckerberg não disse que não existe a possibilidade de abrir um escritório no Brasil mas sim que, no momento, não há planos. Para ele é importante ter um número expressivo de usuários que justifique a abertura de um escritório no país (diferente do que fez o MySpace, por exemplo). A pergunta, por sinal, foi minha… 🙂
    abraços

    Curtir

    1. @Gian Carlo Martinelli

      Sim, Gian. Eu falei neste sentido, de que atualmente não existe a possibilidade de abrir um escritório.
      Mexi no texto para ficar mais claro.

      abs

      Curtir

  4. A questão dele levar essa vida agitada e corrida numa boa é porque ele faz aquilo que a maioria das pessoas gostaram, mas poucas conseguem: trabalhar com o que gosta (principal), ter rentabilidade financeira e reconhecimento. Isso ajuda a lidar com a pressão de forma mais tranquila.

    [ ]s

    Curtir

    1. @Leonardo Picciani

      Com certeza, Leonardo.
      Quando você trabalha com que gosta, tudo fica mais fácil.

      abs

      Curtir

  5. […] Na semana passada, escrevi um post sobre um pouco dos bastidores da entrevista. […]

    Curtir

  6. […] Zuckerberg. A entrevista foi realizada pelo VJ Cazé que nada seria sem a retaguarda do excelente Tiago Dória, jornalista especializado em Web. A entrevista está em partes e pode ser acessada […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *