Falando de comentários nos últimos dias, e, nesta semana, a Gawker Media lançou uma nova política para os comentários de seus blogs.
Comentaristas mais antigos e que publiquem comentários inteligentes, bem humorados e que realmente acrescentem algo ao conteúdo do blog, segundo os critérios dos blogs da Gawker, terão destaque na caixa de comentários, aparecerão em primeiro na lista de comentários.
Além disso, poderão ganhar o status de moderadores. A intenção é melhorar a qualidade dos comentários, ao valorizar aqueles que comentam melhor, são mais ativos, e afugentar os trolls e pessoas que fazem interpretações totalmente sem contexto.
A Gawker Media, dessa forma, levanta a bandeira da qualidade e não da quantidade.
Tomara que isso sirva de lição para os sites de notícias pensarem melhor em para que servem os comentários. Para apenas inflar a audiência? Parece que sim, tanto que a maioria não tem qualquer tipo de moderação dos comentários. Preferem ter muitos comentários a poucos e bons comentários.
Se você modera, alguns comentários acabam não indo ao ar. A priori, perde audiência (alguns pageviews), mas tem a possibilidade de realmente ter um ambiente de debates relevantes e que acrescente informações ao conteúdo publicado.
Veja também:
Todas as reações e comentários em um único lugar

Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta