YouTube dá aulas de jornalismo

youtubecenter01

Simplesmente fornecer espaço para a audiência enviar conteúdo e participar da produção de conteúdo de nada adianta muito. É necessário melhorar a qualidade dessa participação.

Neste sentido, o YouTube lançou um canal (YouTube Reporters’ Center), que agrega vídeos nos quais jornalistas de renome dão dicas de como aproveitar melhor as mídias digitais e apurar informações.

Katie Couric, da rede de TV CBS, dá dicas de como conduzir uma boa entrevista; Nicholas Kristof, colunista do NYTimes, fala como se portar em coberturas de conflitos e a Arianna Huffington, fundadora do agregador de notícias e opinião The Huffington Post, comenta sobre jornalismo.

As dicas servem para qualquer pessoa, profissional ou não, que trabalha com a produção de conteúdo.

Veja também:
Como cobrar por conteúdo na web

8 respostas para “YouTube dá aulas de jornalismo”.

  1. Aqui em terra brasilis os jornalistas, e seus veículos, não fariam uma coisa dessas. Acho que por medo de ficar exposto ou passar conhecimento para frente.

    A menos que eu esteja muito mal informado, os jornalistas no Brasil são os que menos entenderam e contribuem para a cultura colaborativa.

    Só a título de comparação, não que eu ache publicitário o ser mais colaborativo do mundo, mas todos os dias me chagam dúzias de dicas dadas por blogueiros publicitários sobre como melhorar na profissão, cases de sucesso e novas tendências do mercado, e isso de várias formas, como posts, podcasts e vídeos.

    E jornalista? Nada?

    Acho que merece um post esse meu coments.

    O que você acha Dória? Eu é que to viajando? Ou jornalista no Brasil corre da cultura colaborativa como o diabo foge da cruz?

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Curtir

    1. @Geraldo Franca

      Obrigado, Geraldo. Acho que aqui, no Brasil, onde, devido a problemas educacionais crônicos, a qualidade da participação é bem fraca, um projeto desse tipo seria mais do que necessário. Quem sabe o YouTube não lança uma versão nacional do Reporters Center?

      Mas acho difícil generalizar, conheço diversos profissionais que trabalham para passar esse conhecimento para frente, para o pessoal mais leigo. Há algum tempo foi lançada no Brasil uma série de livros chamada Conquiste a Rede, que foi feita por jornalistas e dentro da idéia de contribuir para a “cultura colaborativa” .
      http://www.overmundo.com.br/banco/conquiste-a-rede-jornalismo-cidadao-voce-faz-a-noticia

      abs

      Curtir

  2. YouTube dá aulas de jornalismo:
    Simplesmente fornecer espaço para a audiência enviar conteúdo e participar da p.. http://tinyurl.com/n7gktn

    Curtir

  3. […] por marimessias em Junho 30, 2009 Vejo pessoal se acabando no bate-papo do diploma, a nova trema. Tiago Dória deixa a dica que um diploma é bem menos que a vontade de […]

    Curtir

  4. Pena que tudo esta em inglês. Mas valeu pela dica do Conquiste a Rede. O vídeo do Nicholas Kristof eu já tinha visto aqui em português:

    http://video.msn.com/video.aspx?mkt=pt-br&vid=08d5f87e-c4bc-4964-9f5b-9166fe36966b

    Curtir

  5. […] depois do lançamento de um canal agregador de vídeos com caráter noticioso e de outro de “vídeo-aulas de jornalismo“, o YouTube, ao lado de sua estratégia de investir em conteúdo profissional para atrair […]

    Curtir

  6. […] Veja também: YouTube dá aulas de jornalismo […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *