
E o Vaticano? Está construindo uma presença online melhor que muita empresa dita “antenada”. Lançou nesta sexta-feira um novo portal (Pope2you) que dá acesso a aplicativos para o iPhone (ainda não aprovado pela Apple) e para a plataforma de rede social Facebook, além de um Wiki.
Paul Tighe, secretário do departamento de Comunicação do Vaticano, reconheceu que “muitos jovens hoje não se voltam mais à mídia tradicional para informação e entretenimento. Eles buscam uma cultura de mídia diferente. Esse é nosso esforço para garantir que a Igreja esteja presente nessa cultura de comunicações”.
Quem acompanha este blog sabe que não é nenhuma novidade o uso dessas tecnologias por parte do Vaticano, que foi responsável por um dos primeiros grandes sites. Isso em 1995. Mais detalhes dessa história estão no post A responsável pelo Papa no YouTube.

Em seguida, reportagem da última edição da revista TIME, que tem a Michelle Obama na capa, destaca o trabalho de pastores nos EUA que, além de terem perfil no Twitter, passaram a ensinar os seus fiéis sobre como usar a ferramenta de microblogging para “aproximar-se de Deus”.
Diferente de outras igrejas que pedem para desligar o celular, durante a cerimônia, os pastores até incentivam o uso do Twitter. Antes de um sermão, um deles disse “Eu espero que muitos de vocês ‘tuitem’ sobre essa nossa experiência com Deus nesta manhã.”
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