
Algo até que esperado está para acontecer.
A versão online do Wall Street Journal, “trendsetter” entre os portais de notícias, adotará o sistema de micropagamento ainda neste ano. Será um dos primeiros a adotá-lo. Você pagará por cada artigo que ler, como a loja iTunes, da Apple, na área de música.
A priori, o sistema será voltado a “leitores casuais” que querem ler um artigo ou outro e não pagar a assinatura de US$ 100 da versão online.
O detalhe mais importante está no fato de que o sistema de micropagamento não será adotado em cima de qualquer conteúdo do site, mas em conteúdo de nicho, especializado, o que vai ao encontro da criteriosa estratégia do WSJ sobre o que cobrar ou não na web (já comentada por mim).
São poucos os jornais que sabem trabalhar com conteúdo de nicho e o WSJ é um deles.
Ou seja, não é algo que promete ser bem sucedido para qualquer jornal, principalmente para os que trabalham com conteúdo generalista, a grande maioria, que lá fora está vendo a sua circulação e os seus anunciantes evaporarem.
Veja também:
Como cobrar por conteúdo na web
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