
Na mesma época em que o Twitter completa 3 anos (o tempo passa), a revista Business Week, voltada a negócios, começou a integrar comentários de seu site ao Twitter . Se você comentou em algum tópico no site da revista, os seus comentários vão parar em seu Twitter.
Mais para frente, a idéia é trabalhar com o caminho contrário e, a meu ver, mais lógico. Trazer os comentários feitos no Twitter sobre uma matéria da revista para o site da publicação. Agregar conteúdo ao invés de querer reinventar a roda.
Sem contar que é mais vantajoso do que desperdiçar o potencial do Twitter e utilizá-lo apenas como um publicador automático do RSS do site da revista.
E um detalhe semântico nessa história. A revista parou de utilizar o termo “comentário”. No lugar, passou a usar a palavra “reação”. A “reação” do leitor a um artigo ou matéria. Além disso, como menos é mais, a Business Week limitou o espaço de comentários para apenas 120 caracteres (imagem acima).
Ou seja, é apenas uma “reação” mesmo do leitor do que um pensamento mais articulado. Mas tudo isso somente dentro da comunidade Business Exchange, onde os leitores da revista compartilham dicas de leituras. O resto do site da Business Week continua na mesma.
Sobre a integração com a ferramenta de microblogging em si, vale lembrar que existe um plugin para o WordPress que já faz isso, o Tweetbacks. Ele traz os comentários a respeito de um post seu feitos no Twitter para a caixa de comentários de seu blog.
PS – Ontem, segunda-feira, no Notícias MTV passou uma entrevista com Vitor Lourenço, brasileiro responsável pelo novo e atual layout do Twitter, além da minha coluna sobre internet/tecnologia. Para quem perdeu, o programa de ontem reprisa no próximo sábado, às 17h30.
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