
Estão falando por aí que o Twitter vai virar o próximo Orkut, no sentido de que caminha para se popularizar e ter os mesmos problemas da rede social da Google – crimes e queda na qualidade das discussões. Para mim, o Twitter está mais numa fase Second Life que qualquer outra coisa.
Vide na última semana, quando a Sky News lançou uma correspondente no Twitter. Correspondente? Como assim? O Twitter é um espaço separado e tão distante que precisa de uma correspondente? É a mesma coisa que termos um correspondente de telefone ou de fax em um jornal.
Twitter é uma ferramenta de comunicação, como um telefone, email ou fax. Da mesma forma que um jornalista tem que dar atenção ao telefone ou email em uma redação, ele deve responder/ler as mensagens no Twitter. Para que uma correspondente? A dinâmica é outra.
Como se não bastasse isso, ainda temos uma enxurrada de empresas com sérios problemas de comunicação entrando de alegre no Twitter. Isso é evidente nas operadores de telefonia. Mal conseguem resolver os problemas de comunicação e de atendimento dos call centers e emails, formas de comunicação básicas, mais acessíveis e antigas, mas querem ter a sua sede no Second Life, digo, o seu perfil no Twitter.
Não dou um ano para muitos desses perfis se tornarem fantasmas. Aliás, isso já está acontecendo. Outra dia, reparei nos perfis de algumas empresas, não são mais atualizados ou então são seguidos por apenas 5 ou 10 pessoas, o que é mais vergonhoso e tão desértico quanto o Second Life.
É preciso ter muita calma nessas horas. Principalmente, por que, da mesma forma que fizeram com os blogs e o Second Life, “gurus das mídias sociais” estão afoitos para vender o Twitter como a solução para todos os problemas de uma empresa, como a mais revolucionária ferramenta de comunicação que você já viu em todos os tempos (sua empresa não está no Twitter? Está fadada ao esquecimento). Com tantas matérias elogiosas saindo na imprensa sobre o Twitter, fica até mais fácil adotar esse discurso.
Porém, fica a pergunta: quais dessas empresas que estão no Twitter sabem lidar com o telefone na comunicação com os consumidores, até pouco tempo atrás a ferramenta de comunicação mais revolucionária de todos os tempos?
Poucas. Não entraram de cabeça na “revolução” do email e do telefone, mas querem estar na “sala vip” da do Twitter.
Crédito da imagem: James P
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