
Bastante utilizado durante a campanha eleitoral, o presidente dos EUA Barack Obama abandonou há algum tempo o seu perfil no Twitter. No entanto, o YouTube é novidade.
Não é bem um abandono total do site de vídeos da Google, mas é uma mudança que chama a atenção, já que Obama bateu tanto na tecla da chamada Web 2.0 (aviso: termo em sério risco de extinção), que tem como um dos ícones o YouTube.
A Casa Branca deixou de utilizar o YouTube como site padrão para publicação dos pronunciamentos semanais de Obama. Em seu último pronunciamento foi utilizado um player próprio e o vídeo ficou hospedado nos servidores da Casa Branca.
O motivo da mudança? Segundo Chris Soghoian, do site Cnet, preocupação com privacidade, já que o YouTube instala cookies nos computadores de quem assiste aos vídeos embutidos (na prática, o governo estaria autorizando uma empresa particular a instalar cookies).
Mas rumores indicam que seria devido ao fato da Casa Branca não querer mostrar mais as estatísticas dos vídeos (o youtube mostra a quantidade de views).
Ou simplesmente por que o governo estaria evitando utilizar um serviço com caráter comercial (mesmo problema da BBC com o Twitter, que recebeu protestos de pessoas que acreditam que uma organização com caráter público não deve usar serviços/tecnologias pagas ou com caráter comercial).
A mudança acarretou uma perda que percebi logo de cara. No novo player não dá para assistir aos vídeos no celular. Antes, no YouTube, era possível. Por enquanto, o site de vídeos da Google ainda será utilizado, porém não mais como padrão.
Engraçado que essa mudança de postura da Casa Branca vem no mesmo momento em que ocorre uma discussão sobre de quem é o direito de uso dos conteúdos postados em redes sociais – dos usuários ou da própria empresa que gerencia a plataforma de rede social?
(Atualização) – Saiu a resposta oficial da Casa Branca (vista como meio vaga). Tudo não passa de um experimento, de testar soluções próprias.
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