Número de Dunbar na Facebook

crowd

Número de Dunbar é uma teoria segundo a qual o número de indivíduos com os quais podemos estabelecer uma relação não pode passar de 150. Essa limitação existiria devido a própria capacidade do cérebro humano de lidar com a complexidade das relações pessoais.

Alguns moderadores de comunidades online, empresas, escolas e organizações militares utilizam essa regra. Limitam o número de uma equipe ou comunidade a 150 membros. A rede social aSmallWorld, o “Orkut para ricos”, por exemplo, trabalhava em cima dessa teoria. Em uma época, impediu a entrada de novos usuários (redes sociais menores tem mais valor).

O que existia até pouco tempo era o mito de que, por meio das novas tecnologias (plataformas de redes sociais), o homem conseguiria superar essa limitação do Número de Dunbar e poderia gerenciar mais do que 150 contatos.

Mas um artigo publicado na revista The Economist contradiz isso. Em uma pesquisa feita na rede social Facebook pelo sociólogo Cameron Marlow, descobriu-se que um usuário médio consegue estabelecer uma relação estável com no máximo 120 contatos dentro do site.

“Uma pessoa com 120 amigos geralmente responde aos posts de somente 7 desses contatos”

Outra conclusão é que, mesmo em ambientes online, nos comunicamos com o mesmo círculo pequeno e estável de pessoas de sempre. O que ajuda a corroborar a idéia de que, em plataformas como Facebook, reforçamos mais os laços que já temos no “mundo offline” do que propriamente criamos novos contatos.

Como deixou claro Mark Zuckerberg, co-fundador da própria Facebook, em sua histórica entrevista à revista Time, o online é mais potencializador do offline que qualquer outra coisa.

Crédito da foto: gaspi

15 respostas para “Número de Dunbar na Facebook”.

  1. […] de Dunbar 2Mar2009 Filed under: Pessoal Author: George Campos Abaixo reproduzo o texto do Tiago Dória, sobre o número de Dunbar, conforme ele mesmo explica  é uma teoria segundo a qual o número de […]

    Curtir

  2. Adorei o post, Tiago, muito interessante.

    Curtir

    1. @Ana Carmen

      Obrigado, tudo bem?

      abs

      Curtir

  3. Olá Tiago, muito bom o post.

    Coincidências ou não, ele se encaixou perfeitamente comigo e minha pequena e valiosa lista de 7 amigos.

    Obrigado pelo belo post.

    abs

    George Campos

    Curtir

    1. @George Campos

      Obrigado. Acredito que a teoria do Número de Dunbar é bem certeira na maioria das vezes.

      abs

      Curtir

  4. Menos é mais… tb acredito nisso em relação a contatos online.

    Curtir

  5. @Luisa

    Acho que o “menos é mais” vale para quase tudo 🙂 , principalmente na quantidade de funções em produtos e sites.

    Curtir

  6. Tiago, achei bem interessante o seu post. Não conhecia a teoria de Dunbar, mas sempre acreditei que no meio online, os relacionamentos já consolidados se potencializam, realmente. No entanto, acredito que o online auxilie na formação de novas audiências. Eu acrescentei ao meu rol de “amigos” diversos contatos que vieram pelo meu blog, que encontraram artigos meus na net…enfim. Acho que embora possamos gerenciar poucos contatos, podemos expandir nossa rede também…viajei? Abraços, Carol Terra (http://rpalavreando.blogspot.com)

    Curtir

    1. @Carol Terra

      Acho que vc não viajou.
      A internet é uma ótima ferramenta para expandir nossa rede de contatos. Mas se formos pesar os dois lados – essas platformas de redes sociais são mais poderosas em reforçar laços do que fazer novos contatos.

      abs

      Curtir

  7. […] amigos e poucos contatos Lendo o blog do Tiago Dória achei bem interessante o post sobre número de Dunbar no […]

    Curtir

  8. […] o blog do Tiago Dória achei bem interessante o post sobre número de Dunbar no […]

    Curtir

  9. As pessoas tendem a procurar nessas ferramentas sociais novas fontes de amizade, mas principalmente popularidade.
    O que elas não entendem, é que nada substituirá as relações inter-pessoais.

    Curtir

  10. Oi Suzana,

    Obrigado pela dica de leitura.

    abs

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *