
Existe o nerd que vira celebridade (Larry Page, Steve jobs e Mark Zuckerberg) e a celebridade que vira nerd. Quem recentemente entrou nessa última tag foi o ator Ashton Kutcher. Você deve conhecê-lo do programa Punk`d, da MTV, ou do filme Efeito Borboleta.
Ou melhor ainda, deve tê-lo visto no Twitter. Em pouco tempo, ele se tornou uma das pessoas mais seguidas no serviço de microblogging. Em parte, impulsionado por sua esposa, a atriz Demi Moore, que também recentemente chegou ao Twitter.
Diferente da apresentadora Oprah Winfrey que é paga para endossar o Kindle, o leitor de ebooks da Amazon, o que se sabe até agora é que Kutcher e Moore vêm fazendo um uso do Twitter de forma espontânea. Os dois fazem uma utilização pertinente da ferramenta.
Ao invés de uma assessoria de imprensa por trás postando diversas mensagens ao longo do dia, de forma natural, eles mesmos atualizam os seus perfis, que ficam recheados de mensagens pessoais, comentários sobre colegas de trabalho e assuntos do dia e muitas, muitas fotos enviadas pelo celular. Ou seja, um prato cheio para atrair fãs, curiosos e, principalmente, jornalistas de celebridades.
Uma atitude que, de certa forma, estraga a graça do trabalho dos paparazzi. Aquela foto do casal no estádio? A visita ao cemitério de animais? O próprio casal tira as imagens e envia aos seus seguidores no Twitter, que, entre eles, estão jornalistas e fãs.
Na semana passada, por exemplo, o ator utilizou o Qik, aplicativo que permite fazer transmissões ao vivo de vídeo pelo celular, para flagrar um paparazzo que, segundo ele, estava falando baixarias para a sua esposa em um aeroporto. O vídeo, é claro, bombou nos blogs e sites de fofocas.
Dessa forma, os dois estão fazendo a sua própria mídia, sem a necessidade de intermediários.
No mesmo sentido, recentemente, a cantora Gwen Stefani dispensou uma sessão exclusiva de fotos sobre o seu segundo filho que seria feita na imprensa. Ela mesma resolveu postar uma imagem ao lado dele em seu site, com o uso da licença da Creative Commons, e esperando assim alcançar uma distribuição maior.
Deixe um comentário