O que acontece quando as celebridades viram nerds

moore01

Existe o nerd que vira celebridade (Larry Page, Steve jobs e Mark Zuckerberg) e a celebridade que vira nerd. Quem recentemente entrou nessa última tag foi o ator Ashton Kutcher. Você deve conhecê-lo do programa Punk`d, da MTV, ou do filme Efeito Borboleta.

Ou melhor ainda, deve tê-lo visto no Twitter. Em pouco tempo, ele se tornou uma das pessoas mais seguidas no serviço de microblogging. Em parte, impulsionado por sua esposa, a atriz Demi Moore, que também recentemente chegou ao Twitter.

Diferente da apresentadora Oprah Winfrey que é paga para endossar o Kindle,  o leitor de ebooks da Amazon, o que se sabe até agora é que Kutcher e Moore vêm fazendo um uso do Twitter de forma espontânea. Os dois fazem uma utilização pertinente da ferramenta.

Ao invés de uma assessoria de imprensa por trás postando diversas mensagens ao longo do dia, de forma natural, eles mesmos atualizam os seus perfis, que ficam recheados de mensagens pessoais, comentários sobre colegas de trabalho e assuntos do dia e muitas, muitas fotos enviadas pelo celular. Ou seja, um prato cheio para atrair fãs, curiosos e, principalmente, jornalistas de celebridades.

Uma atitude que, de certa forma, estraga a graça do trabalho dos paparazzi. Aquela foto do casal no estádio? A visita ao cemitério de animais? O próprio casal tira as imagens e envia aos seus seguidores no Twitter, que, entre eles, estão jornalistas e fãs.

Na semana passada, por exemplo, o ator utilizou o Qik, aplicativo que permite fazer transmissões ao vivo de vídeo pelo celular, para flagrar um paparazzo que, segundo ele, estava falando baixarias para a sua esposa em um aeroporto. O vídeo, é claro, bombou nos blogs e sites de fofocas.

Dessa forma, os dois estão fazendo a sua própria mídia, sem a necessidade de intermediários.

No mesmo sentido, recentemente, a cantora Gwen Stefani dispensou uma sessão exclusiva de fotos sobre o seu segundo filho que seria feita na imprensa. Ela mesma resolveu postar uma imagem ao lado dele em seu site, com o uso da licença da Creative Commons, e esperando assim alcançar uma distribuição maior.

15 respostas para “O que acontece quando as celebridades viram nerds”.

  1. Fotógrafos e jornalistas vão ter que se reinventar… E já que quem pode faz mídia sozinho, a gente entrevista e dá notícia de quem não pode – ou não quer: os anônimos. De qualquer modo, as celebridades não poderão mais encher (tanto) o bolso com a grana das indenizações ganhas contra revistas e afins… Afinal, quem publica agora são eles, do modo que querem. Sinal dos tempos, não ééééé?

    Curtir

    1. Boa observação Juliana:

      “E já que quem pode faz mídia sozinho, a gente entrevista e dá notícia de quem não pode – ou não quer: os anônimos”. O caminho é por aí mesmo.

      Bjs,

      Curtir

  2. Eu lembro dele como Kelso do That´s 70s Show…

    Curtir

  3. Convenhamos, se os jornais de fofoca e escândalos fecharem as portas, e os papparazzis perderem os seus empregos, ninguém sentirá muita falta.
    Espero que o “fenômeno” vingue e dê a essas (“pobres”) celebridades um pouco de controle sobre suas vidas público-pessoais.

    Curtir

    1. @Gian Carlo Martinelli

      Acho difícil os jornais de fofocas fecharem, mas será mais comum celebridades produzirem a sua própria mídia, sem a necessidade de ficar implorando por uma notinha num site ou jornal. Isso já é bem comum na área de música. De um tempo para cá, bandas ficaram menos dependentes de veículos oficiais de divulgação.

      abs,

      Curtir

  4. Tiago,

    Parecido com o que BlogBlogs fez.
    é comum ver escrito em sites “segundo celebridadefulana de tal em seu blog”

    []`s

    Curtir

    1. @Julio Betrão

      Sim, mas acredito que o caso da Demi Moore e seu marido é algo mais espontâneo (se confirmado que eles não estão endossando oficialmente o Twitter).

      abs

      Curtir

  5. @Tiago

    Também acho difícil(impossível)… mas não custa imaginar

    Curtir

    1. @Gian Carlo Martinelli

      Sim 😉

      Curtir

  6. @Tiago

    quis dizer Bloglog!!

    Curtir

  7. […] [da forma correta] ferramentas sociais para construir sua própria mídia, como muito bem disse o Tiago Dória com o ator Ashton […]

    Curtir

  8. […] o ator Ashton Kutcher. Você deve conhecê-lo do programa Punk`d, da MTV, … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

    Curtir

  9. […] enquanto alguns profissionais buscam usos cada vez mais produtivos e nobres para o Twitter,  as celebridades, principais responsáveis pela recente “mídia espontânea” em torno do Twitter, usam a […]

    Curtir

  10. […] Veja também: O que acontece quando as celebridades viram nerds […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *