
O site de tecnologia Ars Technica divulgou números pertinentes sobre o NetFlix, serviço de aluguel de DVDs e que serviu de inspiração para a criação do brasileiro NetMovies.
Segundo dados recentes, cada vez mais, os usuários do serviço estão deixando de alugar DVDs para aderir ao serviço de streaming da Netflix, que permite assistir de forma online aos filmes (o próprio crescimento do site nos útlimos meses vem do serviço de streaming de filmes).
Dá para fazer três observações a partir disso:
1) Mídia online compete com mídia física (no caso, o streaming de filmes está canibalizando os DVDs).
2) Os estúdios de filmes devem estar comemorando esse cenário. Não é de hoje que eles dão sinais que querem fugir da mídia física, afogada em pirataria, e se focar mais em video on demand (sites como Hulu, Vudu e TV.com), onde eles podem ter mais controle sobre o conteúdo.
3) A previsão do futurista Gerd Leonhard estaria mais certa. Segundo ele, está entrando no mercado de consumo de conteúdo um novo tipo de comportamento. Pessoas que não baixam na rede, mas preferem consumir tudo online via streaming. É aquela turma que não anda mais por aí com um iPod ou um HD repleto de arquivos MP3. Opta por ouvir e armazenar tudo online.
Neste sentido, o mesmo fenômeno que aconteceria no mercado de música – pessoas estão baixando menos MP3 e deixando para ouvir tudo online em sites como Last.fm, Deezer e MySpace – se repetiria no de vídeo. Alugar DVD, baixar um capítulo inteiro? É mais negócio assistir em sites como Hulu, NetFlix e TV.com, que, via streaming, fornecem capítulos de séries e filmes completos.
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