
O Washington Post lançou nesta quinta-feira o Who Runs Gov, um banco de dados com perfis dos políticos dos EUA. O site é editado pela equipe do jornal, mas a intenção mais para frente é liberar a edição dos artigos para qualquer pessoa, semelhante a Wikipedia.
Para “rodar” o site, o Washington Post está utilizando o MindTouch, que nada mais é do que uma ferramenta de wiki. No entanto, com mais recursos e voltada para quem quer ter mais controle no tipo de edição que pode ser feita nos textos. A ONU, por exemplo, usa o MindTouch em alguns wikis internos.
A grande vantagem do Who Runs Gov, a meu ver, é que o leitor pode visualizar uma grande quantidade de informação de forma rápida ( é só digitar ou clicar no nome do político e você tem acesso a várias informações).
No entanto, os dados sobre os políticos não são bem aproveitados. São apenas para visualização. Poderia se aproveitar para fazer mashups e data mining e assim encontrar novos padrões e informações que estavam “ocultas” enquanto esses dados são estavam relacionados e digitalizados.
Enfim, é uma ferramenta que, por enquanto, está sendo mal aproveitada pelo Washington Post.
Deixe um comentário