Apple terá que provar que não é empresa de um homem só

A notícia de que Steve Jobs se afastará, durante 6 meses, do cargo de CEO da Apple para tratamento médico faz com que a empresa de tecnologia tenha que provar, daqui para frente, que não é uma companhia de um homem só, que vai muito além de seu fundador.

Desde os anos 80, a Apple é conhecida por adotar uma gestão arriscada e que nem sempre funciona para qualquer empresa. Um tipo de gestão em que fundador e empresa se confundem. Apple e Steve Jobs são quase uma coisa só. Se a pessoa Steve Jobs vai mal, a Apple vai junto.

O problema é transferido para a empresa. Não é à toa que, quando a Apple anunciou que Jobs não faria a sua tradicional apresentação na MacWorld de 2009, as ações da empresa caíram 7%. Nesta quarta-feira, com o anúncio de seu afastamento para tratar de uma doença, as ações chegaram a cair 10%.

Neste momento, os investidores da Apple devem estar bem preocupados, mais ainda por que existe um vazio sobre quem será o sucessor de Steve Jobs. Pelo menos publicamente a empresa nunca deixou claro se existe algum plano de sucessão.

Pelo andar dos acontecimentos, 2009 será um ano crucial para o futuro da gestão da Apple.

5 respostas para “Apple terá que provar que não é empresa de um homem só”.

  1. Tiago, creio que a Apple, até por sua história, já tem uma vida própria. Porém, a visão inovadora e única como a de Jobs é uma referência marcante. Que ele se recupere o mais rápido possível.

    Abs,
    Marcelo

    Curtir

  2. Jobs foi um ótimo líder com uma visão inovadora, mas já está na hora da Apple deixar seu paradigmas e se adaptar ao presente.

    Curtir

  3. nunca existirá novamente uma pessoa com visão futurista e que acredite no futuro e molde-o conforme sua visão igual a STEVE JOBS.
    ele foi o maior visionário de informática e conceitos modais e pessoais do século na minha opinião, ele é o cara que consegue fazer o povo mudar para segui-lo, imagine se ele fosse politico ou algum religioso!!!!

    ass: herbert misson

    Curtir

  4. Parabéns pelo post!

    Jobs realmente é um futurista, homem de mente aberta e inovador. Acredita na sua capacidade, fazendo assim grandes obras. Em relação ao comentário de Herbet, acho que foi longe, Jobs não tem esse poder para fazer pessoas o seguirem…

    Curtir

  5. Tiago, creio que a cultura da inovação implantada por Jobs por três décadas já está consolidada. Porém, seu carisma como líder visionário é insubstituível…

    Abs,
    Marcelo

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *