Personalidade de Mídia de 2008

O site I Want Media, uma das principais referências em inglês sobre mídia, elegeu Arianna Huffington como a Personalidade de Mídia de 2008. Na lista de possíveis escolhidos, estavam os criadores do Twitter, Eric Schmidt, diretor geral da Google, e Rupert Murdoch, fundador da News Corp.

Neste ano, na escolha da personalidade de mídia lá fora, ficaria na dúvida entre ela, alguém do site Hulu, da campanha de Obama ou do NYTimes, que fizeram um trabalho bem relevante neste ano.

Huffington é criadora do site político The Huffington Post e é lembrada por sua capacidade de ter construído uma marca forte em tão pouco tempo, um blog coletivo, que depois virou um mini portal, que mistura opinião com reportagens e agregação de conteúdo.

Em meio à crise financeira, o site recebeu um investimento de US$ 25 milhões, o que abriu espaço para alguns mais apressados dizerem que o HuffPo criou um “novo modelo de negócios para o jornalismo”. O modelo do HuffPo é o de sempre, venda de banner e participação de investidores nos negócios.

O que acontece, na prática, é que o site cresce em cima das brechas do cansativo jornalismo político feito pela mídia em geral.

Ao invés de investir nos mesmos colunistas de sempre, sabe equilibrar a sua parte de opinião com novos e antigos nomes. E diferente do modelo das redes de blogs, cada vez menos atraentes comercialmente, resolveu investir em uma única marca e url.

Agregam conteúdo constantemente, se posicionam como um hub de informação. Antes de qualquer coisa, o HuffPo é isso – um agregador de conteúdo, com diversos links para conteúdo externo. É um site que faz um bom equilíbrio entre agregar e produzir conteúdo próprio na rede, o que talvez seja resultado da visão que a empresária tem sobre mídia.

Diferente de parte de uma geração anterior de empreendedores – Huffington sempre deixou claro que o futuro está na convergência entre novas e velhas mídias e não numa dicotomia.

Para Huffington, os novos produtores de conteúdo têm muito a aprender com as mídias anteriores. E, de certa forma, ela vem fazendo isso, crescendo em cima dos erros e acertos de quem veio antes.

Para saber mais sobre a criadora do The Huffington Post, confira uma matéria da New Yorker.

2 respostas a “Personalidade de Mídia de 2008”

  1. Avatar de RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA
    RODOLFO DE PAULA FERLIN GUALDA

    interessante!

    Curtir

  2. Foi uma excelente escolha, sem sombra de dúvidas. Arianna está se tornando precursora de uma nova forma (porém baseada em preceitos antigos) de ganhar dinheiro via web. Pode nem ser tão nova, mas tem funcionado bem.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *