
Mais dois blogs tiveram o seu fim anunciado. Valleywag, o blog de fofocas do Vale do Silício, e o The Consumerist. Ambos são da Gawker Media, rede de blogs que já havia fechado 3 blogs em abril.
Os dois eram “blogs problemáticos” para o departamento comercial da rede. O The Consumerist é dedicado a mostrar as mazelas das empresas com os consumidores. É, portanto, um blog de defesa do consumidor.
E o Valleywag é voltado a esculhambar e vasculhar a vida pessoal dos principais funcionários de empresas de internet. Devido aos temas, poucas empresas de internet se interessavam em anunciar nos dois sites.
Os cortes na Gawker Media neste final de semana serviram para destacar o artigo Is the Blog Network model dying?, escrito no começo do mês por Duncan Riley, investidor que tem conhecimento de causa no assunto de blogs. Foi o co-criador da b5Media, uma das primeiras redes de blogs com caráter comercial.
Para ele, comercialmente o modelo tradicional das redes de blogs, de juntar em rede diversos blogs sobre assuntos e marcas diferentes, está com os dias contados.
Vender publicidade para essas redes sempre foi difícil e tende a ficar pior. “É mais fácil vender 750 mil page views em um site (uma marca) do que 2 milhões em 10 sites (10 marcas)”.
O que, segundo ele, naturalmente dá vazão ao modelo do mini-portal The Huffington Post, uma única marca, uma única url, um único assunto, mas com vários escritores.
Ao invés de gastar tempo e energia administrando diversas marcas, ao promover uma única url, um único assunto, uma única marca, você fica mais fortalecido comercialmente, diz.
Atualização – Segundo Caroline McCarthy, do CNETNews, Owen Thomas, editor do Valleywag, passará a escrever no Gawker, outro blog da rede.
O endereço valleywag.com continuará no ar, mas como “blog espelho” de alguns de seus posts.
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