
Arianna Huffington, do site político The Huffington Post, disse que a internet foi a grande vencedora nestas eleições presidenciais nos EUA.
Discordo dela em parte, não foi a internet por si só, mas uma integração estratégica entre internet e TV. Nenhuma mídia tem a capacidade de decidir uma eleição sozinha.
Antes de tudo, Obama utilizou a rede para mobilizar seus militantes a arrecadar doações para a sua campanha, para depois ter mais dinheiro para anunciar mais na TV.
Por si só, de nada adiantaria o candidato arrecadar tanto dinheiro na web. Assim como, a campanha sozinha na TV não se sustentaria sem a arrecadação e mobilização na web.
É essa estratégia de usar a internet casada com outras mídias que foi a grande vencedora. De pensar estrategicamente como a internet pode ser utilizada em uma campanha que envolve TV, rádio e impresso.
Utilizar plataformas de redes sociais, blogs, YouTube, Twitter, foi apenas consequência dessa estratégia. E não ponto de partida.
Não é de hoje que casar mídia é vencedor. Não é preciso pesquisar muito para exemplificar isso.
Quais foram os últimos grandes produtos/projetos na área de comunicação e de entretenimento? Heroes, Lost, iReport etc. Ou seja, justamente os que trabalham com a estratégia de integrar mídias, como um círculo, cada uma reforçando a outra.
E a campanha do Obama foi bem por aí.
Post relacionado:
Ministra 2.0: Blogueira chega ao poder
Deixe uma resposta para Rodrigo Cunha Cancelar resposta