
Meio que esperado pela comunidade de usuários, o site de vídeos Vimeo lançou sua versão paga. A versão gratuita/básica continua a existir.
Por US$ 59,95 por ano, mais ou menos 130 reais, é possível usar 2GB por semana, retirar publicidade, ter uma qualidade padrão de vídeo mais alta – melhor que a atual, “embedar” vídeos em HD e o melhor de tudo – prioridade nos uploads.
O Vimeo segue assim caminho contrário ao do YouTube, que, cada vez mais, busca ter receita por meio de publicidade. Segundo o blog NewTeeVee, por não ter uma audiência tão alta quanto a do site de vídeos da Google, mas uma comunidade de usuários bem fiel, para o Vimeo o caminho do serviço pago/assinatura foi o mais inteligente.
Com a recente crise econômica e aquela poeira inicial da Web 2.0 baixando cada vez mais, já existe uma certa preferência de alguns investidores de injetar dinheiro somente em empresas que sigam esse modelo do Vimeo e do Flickr, trabalhar com versões gratuita/básica e paga/assinatura de seus serviços.
Robert Scoble, colunista da revista Fast Company, já deu a entender em seu blog que o modelo do Vimeo será cada vez mais comum. Sempre haverá um plus, que será pago.
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