
Ao contrário do esperado, ainda não é a API de guia de restaurantes ou de filmes do NYTimes, mas uma sobre o financiamento da atual campanha presidencial nos EUA, considerada uma das mais caras de todos os tempos.
Graças à API, aplicativos criados pelos próprios leitores/desenvolvedores do jornal podem ter acesso a dados sobre doações e gastos dos candidatos à presidência dos EUA.
Por meio de um aplicativo já criado pelo jornal com a API, é possível acompanhar essas doações e fazer buscas por doadores, estado, cidade, CEP etc. Enfim, é uma ferramenta de transparência política e alguns dados são da FEC, Comissão Eleitoral Federal dos EUA.
Neste sentido, não achei nada bombástico o lançamento da API, já é possível acompanhar as finanças de campanha por outros meios.
Ela foi desenvolvida com a até então desconhecida Mashery, empresa responsável pelo processo de acesso público das APIs da MTV, da Reuters e agora do The New York Times.
Para quem estiver um pouco perdido sobre essa movimentação de API nos jornais, recomendo ler o post que escrevi em maio – Fim de uma era: The New York Times não é mais um jornal.
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