Overdose de logins e senhas

Em média, cada pessoa tem 25 contas na internet, entre emails, blog, flickr, internet banking, banco de dados, twitter etc. Cada uma com o seu próprio login e senha.

É o que indica um estudo recente da Universidade de Berkeley feito por Rachna Dhamija, co-autor do artigo “Why Phishing Works“.

Em sua pesquisa, Dhamija trabalha em cima do desenvolvimento do UsableLogin, um plugin que, quando instalado em seu navegador, armazena todas as suas senhas e logins.

Quando você acessa um site, ele automaticamente identifica o mesmo e “puxa” o seu respectivo nome de usuário e senha. A única senha e login que você precisa se lembrar será um código único.

Na verdade, já existe uma extensão para o Firefox que faz algo parecido, a Pwdhash.

No entanto, o OpenID continua sendo o sistema mais promissor e seguro para resolver esse problema de “overdose de identificação”, que já existe há bastante tempo, mas ficou mais evidente com a rede e os seus milhares de sites.

Nesta segunda-feira, a ferramenta de autorecomendação de conteúdo Matchmine passou a utilizar o “sistema de login único”, a exemplo da Last.fm e BBC.

A foto é de Parmiter

Post relacionado:
Uma ferramenta para “matar” muitos emails por dia

6 respostas para “Overdose de logins e senhas”.

  1. Olá Tiago.

    Com certeza, iniciativas como esta de centralizar logins e senhas em um único acesso é louvável, devido o grande número de contas que existe.

    É possível dizer que esses plugins são realmente seguros, Tiago? Você utiliza algum? Poderia falar sobre sua experiência em relação a isso?

    Abraço!

    Curtir

  2. @Bruno

    Eu não uso nenhum deles. Não confio em deixar senhas com terceiros.

    Por enquanto, eles plugins são mais experimentos.

    Abs

    Curtir

  3. Além de não confiar é muita responsabilidade para um plugin. E se você se esquecer da senha do gerenciador?

    Curtir

  4. @Lucas

    Pois é. Perde tudo.

    Curtir

  5. Se a média é 25 eu devo ter umas 2500.

    Curtir

  6. […] os comentários que já faz em outros sites sobre o jornal para depois de logar-se no centésimo2 serviço de autenticação e então, […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *