
Um verdadeiro trunfo para os defensores das ferramentas em código aberto
Por aqui e acolá, deu para acompanhar a WordCamp, conferência sobre a ferramenta de blogs WordPress.
Neste ano, a WordCamp realizada em São Francisco deixou evidente uma de suas caraterísticas. Deixou de ser um evento sobre uma ferramenta, uma tecnologia, para se tornar um encontro sobre conteúdo e o futuro dos blogs.
Números expressivos de crescimento mostram que, em 1 ano, o WordPress.com, serviço que fornece hospedagem e ferramenta de blog, teve um salto de 1.5 para 6.5 bilhões de pageviews/mês.
No mesmo período, a instalação do WordPress foi de 2.8 milhões para 11 milhões de downloads. Um verdadeiro trunfo para os defensores das ferramentas em código aberto.
Quem mais está puxando a audiência do WordPress.com são os parceiros, como o blog LoLCats, com fotos de gatos.
Na área de conteúdo, foi comentado sobre o quanto a ferramenta pode ajudar a fomentar comunidades.
A possibilidade de seu código ser utilizado, reutilizado e adaptado para diversos fins permite que pessoas remotas e com diversos tipos de conhecimento sobre web possam publicar conteúdo.

Cerca de 20 agências do governo dos EUA usam WordPress
Mas o que chamou mais a minha a atenção foi outra coisa. A quantidade de departamentos do governo dos EUA que está utilizando o WordPress para rodar os seus próprios blogs e sites.
Aqui, no Brasil, o José Murilo Jr , gerente de informações estratégicas do Ministério da Cultura, vem fazendo indiretamente um trabalho de evangelização do uso do WP nas esferas públicas. O site do MinC, por exemplo, roda todo em WordPress.
E o melhor é que sua equipe está mostrando o caminho das pedras para chegar lá. Eles vêm produzindo uma série de plugins e temas, livres para uso, inclusive um para rodar um portal todo em WordPress.
Vale a pena dar uma olhada no que eles estão fazendo.
As fotos são do Flickr de Marge, que esteve na WordCamp
Post relacionado:
WordPress completa 5 anos
Deixe um comentário