Frase da semana

“A indústria do livro não pode repetir o erro da indústria fonográfica […] Não é mais possível nos comunicarmos por uma única mídia, precisamos ser multimídia”

Em uma matéria sobre o futuro dos livros no caderno Link desta semana, o jornalista e escritor Laurentino Gomes, autor do best-seller 1808, comenta que as editoras brasileiras ainda subestimam o uso da internet.

A foto é do Flickr de Margolove

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3 respostas para “Frase da semana”.

  1. Interessante que mercado literário, muito mais antigo que o fonográfico, ainda resiste. O fonográfico veio e já sofreu uma grande crise, enquanto o literário, mesmo com crises esparsas, continua ‘firme e forte’. Sempre penso que um livro/jornal/papel apenas reflete a luz. Um monitor/tela/etc é emissor de luz, o que faz a vista ficar mais cansada.

    Enfim, acredito que o livro continuará por um bom tempo sendo concorrência forte para outras mídias, que, com certeza, não ficarão indiferentes a esse fato.

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  2. Com certeza, Gabriel.

    O livro é uma mídia que não tem substitutos. E o melhor: você consome quando e onde quiser.

    A única coisa que eu sinto falta nos livros é uma busca interna 🙂

    abs

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  3. Uma coisa é as editoras e escritores se utilizarem da internet para promover seus produtos e aumentar a venda dos seus livros. A outra, mais preocupante e de difícil viabilidade, são os livros serem disponibilizados para download na rede mundial de computadores. Primeiro que ler um livro no computador é algo complicado e sem graça (nada melhor do que ler um livro no livro) e também os ganhos das editoras e, especialmente, dos escritores serão drasticamente reduzidos, inviabilizando os movimentos pela liberação total dos livros na internet. Fica aqui a pergunta: será que conseguirão fazer com os livros o que já e feito com as músicas na internet?

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