Como anda a credibilidade dos blogueiros não-jornalistas no Brasil

O Nós da Comunicação deu destaque a uma recente pesquisa da LVBA sobre o grau de credibilidade dos blogs entre jornalistas do Brasil.  Dos profissionais pesquisados, 46,2% consideram blogs mantidos por não-jornalistas boas fontes de informação.

No entanto, quase metade, 40,4% desconfiam do conteúdo veiculado nestes blogs e 13,2% disseram não consultar blogs desse tipo, de não-jornalistas.

De certa forma, essa visão se reflete nos blogs mais populares e citados pela grande mídia no Brasil. Apesar de seu discurso democratizante de dar voz aos que nunca tiveram oportunidade, em sua maioria, esses blogs são mantidos por jornalistas, publicitários ou outros profissionais com experiência e formação no mercado de comunicação.

Ou seja, pessoas que vêm do mesmo meio cultural, acadêmico e social. Têm as mesmas referências de sempre.

A pesquisa promete render debates, mas gostaria de ver outro tipo de estudo aqui, no Brasil. Qual a influência dos outros meios nos blogs? Muito se fala da influência dos blogs nas outras mídias, mas não o contrário.

Percebe-se que, além de pautar, em momentos cruciais, o jornalismo de internet, aqui, no Brasil, a TV tem uma influência significativa nos blogs. Em definir quem é o mais popular.

Os blogs mais influentes são justamente de profissionais ligados ao meio impresso e eletrônico – no caso específico, TV e rádio.

Outro dia, li a Rosana Hermann, que neste ano começou a apresentar o programa Atualíssima, na Band, revelar que o número de comentários aumenta com a exposição na TV.

Milton Neves e Juca Kfouri mantêm alguns dos blogs mais bem lidos. Ambos estão ou têm passagem pela TV. Puxam audiência. De certa forma, o Te Dou um Dado está indo pelo mesmo caminho.

Para se ter uma idéia, quem vem despontando com o blog mais popular no Brasil atualmente é o apresentador de TV Marcos Mion, que aliás tem feito uma integração interessante entre blog e TV. Há um mês venho acompanhando o blog do apresentador.

Apesar daquela mesma parte dos blogs brasileiros sempre torcer o nariz e tentar ignorar ao máximo quando esses profissionais começam a ter seus próprios blogs e a fazer sucesso com os mesmos, o Mion vem realizando um cross-media interessante.

Algumas das pautas de seu programa na MTV surgem no blog e ele repercute os comentários dos leitores no seu programa ao vivo.

Será ele convidado para a próxima Blogcamp?

Post relacionado:
Mesmo com a web, as pessoas ainda se informam pelas mesmas fontes

21 respostas para “Como anda a credibilidade dos blogueiros não-jornalistas no Brasil”.

  1. Creio que a credibilidade vem junto com a carreira dos autores dos blogs. Os que passaram pela TV serão mais conhecidos, com certeza, mas os ‘desconhecidos’ passarão a ter credibilidade com o passar do tempo e a qualidade de seus textos.

    Outro blog desses que tende a crescer é o do Felipe Andreoli (http://felipeandreoliblog.blogspot.com/), do CQC. Conheci o blog hoje.

    Abraço.

    Curtir

  2. @Caio Blumer

    Interessante. Não conhecia o blog do Felipe.
    Obrigado!

    abs

    Curtir

  3. […] Quanto às métricas, um caminho obscuro a ser percorrido na Internet como um todo, resta aos blogueiros se agarrarem naquelas que lhe parecem interessantes. Tal qual a Globo com o Ibope, o blogueiro casa com a lista de blogs mais populares que lhe posicionar melhor, não importando muito se as métricas são questionáveis. É óbvio que eu não estou desmerecendo quem sempre aparece no topo da lista, mas por que é que nunca apareceram blogs da Globolog? O Tiago Dória aborda o tema de maneira mais específica neste post. […]

    Curtir

  4. É mais fácil partir de blogs que tem autores “conhecidos” do público.Do ponto de vista descritivo, o curso da informação pela rede é muito mais ordenado do que uma caminhada aleatória, e significantemente menos centralizado que o ambiente de mídia de massa.

    Curtir

  5. Essa pesquisa era rasa e nada objetiva (recebi o questionário e me recusei a respondê-lo).

    Infelizmente, no Brasil o blog jornalístico feito por não-jornalistas ainda é uma curiosidade, praticamente não existe.

    abs

    Curtir

  6. estou aqui em um post do blog do Mion com + de 5 mil comentários. Nenhum dos 5 mil comentários repito: NENHUM diz respeito ao post. Parece um chat teen.

    Curtir

  7. Vc esqueceu o mais popular de todos: o Kibe Loco.

    Antonio Tabet, apesar de não aparecer na TV, é autor na TV Globo. Mas ao contrário dos que citou no post, foi o primeiro a fazer o caminho inverso.

    Curtir

  8. @GFortes

    Engraçado isso, né Gustavo? Em outros “blogs de/para adolescentes” já tinha percebido isso.

    Eles usam a caixa de comentários como chat. No blog da Marimoon, às vezes, acontece isso também.
    http://mtv.uol.com.br/blogosfera/?b=marimoon

    abs

    Curtir

  9. @Pedro

    Sim, também existe o caminho inverso. A Marimoon fez o mesmo passo do Kibeloco.

    http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2008/01/24/entrevista-com-marimoon-da-internet-para-a-tv/

    Curtir

  10. No blog do Léo Madeira também existe uma espécie de chat, mas, principalmente, de críticas ao ótimo programa Top Top. Muitos que não concordam com as posições ou com os temas nos quais seus artistas preferidos se enquadram começam a escrever para ele de forma até agressiva.

    Não há um e-mail direto para o programa, então, o povo aproveita e desabafa. 🙂

    Curtir

  11. @Nadja

    Imagino… aquelas listas do Top Top devem dar bastante polêmica. 🙂

    Curtir

  12. Creio que qualquer “famoso” de um media popular (tv,radio,jornal,etc), desde que tenha um conteúdo com um mínimo de padrões de qualidade do seu nicho, leva logo uma grande vantagem, mesmo sobre blogs de excelência com conteúdos fantásticos. A diferença claro, está no reach de utilizadores, uma alavanca que os comuns mortais não possuem.

    Também acho, Tiago, que é muito comum confundir blogging pessoal e opiniões com jornalismo. São coisas distintas que podem conviver num mesmo veículo de informação (media), no caso blogs na internet… não tem forçosamente a ver com o processo de credibilização de que tanto se fala nos últimos tempos.

    Abraço.

    Curtir

  13. Acho que tem espaço (e público) para todos, Tiago. Why can’t we all just get along? 😉

    Curtir

  14. Interessante, Tiago.

    Eu publico há quatro meses um blog voltado para cuidadores de Alzheimer; não sou jornalista, muito pelo contrário, trabalho como analista de sistemas e o mais perto que cheguei da mídia até começar a escrever foi um projeto de jornalzinho quando estava no primário.

    No entanto, de uma hora para outra o blog passou a ter credibilidade na velha mídia: fui entrevistado para a CBN domingo passado, saí sem sequer tomar consciência em um jornal distribuído no metrô de SP e o blog será tema de uma matéria pro Jornal de Record de amanhã à noite.

    Como disse uma amiga designer: – Meu, tenho clientes que pagam uma fortuna pra aparecer na TV, você saiu em todas as mídias em uma semana!

    Curtir

  15. Eu prefiro ler notícias nos blogs

    Curtir

  16. Na minha opinião, quem realmente visita blog de pessoas ligadas à TV (como alguns casos citados acima), são pessoas que admiram o trabalho da PESSOA, isso não significa que o blog (em si) seja um sucesso.

    Ao contrário do que você imagina, os grandes blogs brasileiros estão pouco ‘preocupados’ com a fama dos ‘blogueiros de tv’, sabe porque? Porque na internet há espaço para todos.

    Cada blog atinge um público diferente (ou não), mas isso não quer dizer que estamos preocupados com o crescimento do blog alheio, nós simplesmente blogamos por gostar e, não estamos nem aí para o que vão dizer.

    Não estamos preocupados com a repercussão, não somos famosos e não precisamos seguir nada à risca, nós escrevemos tudo que queremos, pois somos independentes.

    Essa é minha opinião.

    Curtir

  17. “Será ele convidado para a próxima Blogcamp?”

    Não, ele dificilmente será convidado para o Blogcamp. Se ele for realmente blogueiro entende o conceito de um BlogCamp e simplesmente aparece.

    Se bem que eu gostaria MUITO que isso acontecesse, seria bom perguntar se agora como blogueiro ele ainda processaria o MrManson, como fez alguns anos atrás.

    Curtir

  18. Avatar de Társis Salvatore
    Társis Salvatore

    Bacana teu texto.

    Só que é incrível o tempo que se perde discutindo o próprio umbigo-internético. Transformar Blogs que tem graça exatamente pelo amadorismo, em profissão em números, em viral, em marquetês, desvirtuando a graça que existe no puro prazer de se falar o que se quer, quando se quer, de ser politicamente incorreto, escroto, pessimista, chato.

    Ou não.

    Enfim, depois de ler todos as opiniões e contra opiniões, chego a seguinte conclusão:
    – “O GRÊEEMIO VAI SAI CAMPEÓNN….. O GRÊEEMIO VAI SAI CAMPEÓNN….. “

    Curtir

  19. […] Post relacionado: Como anda a credibilidade dos blogueiros não-jornalistas no Brasil […]

    Curtir

  20. […] vamos para o blog e eu acho que essa será a sua função no futuro. Principalmente pelo fato de mais gente da mídia, o que acho muito bom, está aderindo aos blogs numa forma de ficar mais próximo de fãs, […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Caio Blumer Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *