
Cada lugar da cidade tem uma história para contar
Saiu o resultado do New Media Women Entrepreneurs, um concurso que busca eleger os melhores projetos de novas mídias feitos por mulheres, em sua maioria jornalistas.
A premiação é promovida pelo ótimo J-Lab, que estuda o uso de novas ferramentas no jornalismo e, em 2005, revelou o projeto Chicago Crime, que depois abriu caminho para o uso de mashups no jornalismo.
Achei a premiação bem morna. O diferencial ficou por conta do projeto Echos, idealizado por Lila King e Karyn Lu, que estão por trás também do iReporter da CNN, um case de sucesso na área de “jornalismo participativo”. Pelo visto, essas duas garotas sempre têm boas idéias.
Diferente de muito “projeto colaborativo”, o Echos tem foco. Funcionaria assim. Ao cadastrar o número de seu celular no site do projeto, toda vez que você estivesse em algum lugar de uma cidade, poderia enviar, ouvir ou ler uma história sobre este local no próprio aparelho móvel.
Por exemplo, vou visitar Atlanta, cidade onde o serviço está previsto para funcionar, e encontro uma praça. Acho interessante o local, os prédios em volta.
Pelo visto, a idéia é que eu ligue para esse número que o Echos me forneceu ou que está em uma placa da praça ou, melhor ainda, acredito que, por meio do GPS, o sistema reconheça automaticamente onde estou. E assim, ouço ou leio no celular uma história sobre aquele local.

Lila King e Karyn Lu: associando informações a localização geográfica
O melhor é que essas histórias pode ser enviadas pelos próprios moradores da cidade. No final, a idéia é unir tecnologia de geolocalização, tão em voga hoje em dia, com conceitos de “jornalismo participativo”.
Não sei o porquê. Mas acredito que a CNN vai trazer logo esse projeto para debaixo de seu chapéu.
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