Mais um jornal que não quer ser mais jornal

No final de semana, a notícia que mais circulou nos blogs gringos foi a de que a Guardian Media Group, empresa por trás do jornal britânico de mesmo nome, comprou o blog Paid Content.

Não é dos mais visitados, no entanto, um dos mais influentes e relevantes na área de cobertura de negócios em meios digitais.

Até aí nenhuma novidade. É uma forma que os blogs com dinâmica mais profissional estão encontrando para manter o seu negócio a longo prazo. Por sua vez, é uma forma do jornal atrair mais conteúdo vertical e comprar novos ativos.

Mas o que chamou a minha atenção foi outra informação. A de que a Guardian Media contratou Matt McAlister, que até abril era diretor da rede de desenvolvedores da Yahoo!.

Sua missão? Transformar o jornal The Guardian em uma plataforma de conteúdo. Se você pensou em API`s, permitir e incentivar a criação de aplicativos em torno de seu conteúdo e, com isso, a criação de um “ecossistema de informação” em torno do Guardian, é mais ou menos por aí.

A idéia é que o site do jornal deixe de ser apenas um “atravessador de informação” – pego o que as agências ou os leitores enviam, vejo o que serve para minha linha editorial e publico – para se tornar um serviço, uma plataforma de conteúdo, que ajude informação a encontrar informação.

Espero em breve escrever um post do tipo – Fim de uma era: The Guardian não é mais um jornal.

Post relacionado:
Fim de uma era: The New York Times não é mais um jornal

5 respostas para “Mais um jornal que não quer ser mais jornal”.

  1. Isto é meu objetivo, ter relevância com meu blog para depois criar um jornal com um tiragem inicial de 10.000 exemplares.

    Curtir

  2. […] The Guardian está com a sua quase saindo do forno. E nesta semana, com a compra do Summize pelo Twitter tivemos […]

    Curtir

  3. […] 14, 2008 Crimes digitais: como a nova lei pode afetar seu cotidiano virtual Mais um jornal que não quer ser mais jornal Brasil deleta mais de 160 mil links e arquivos piratas da internet em 2008 Apple vende mais de 1 […]

    Curtir

  4. […] The Guardian, mais um jornal que não se vê mais como um jornal, mas como uma plataforma de conteúdo, promoveu recentemente o seu primeiro Hack […]

    Curtir

  5. […] Veja também: Mais um jornal que não quer ser mais jornal […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Tiago Dória Weblog » The Guardian libera o acesso público a API (mais um) Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *