
No final de semana, a notícia que mais circulou nos blogs gringos foi a de que a Guardian Media Group, empresa por trás do jornal britânico de mesmo nome, comprou o blog Paid Content.
Não é dos mais visitados, no entanto, um dos mais influentes e relevantes na área de cobertura de negócios em meios digitais.
Até aí nenhuma novidade. É uma forma que os blogs com dinâmica mais profissional estão encontrando para manter o seu negócio a longo prazo. Por sua vez, é uma forma do jornal atrair mais conteúdo vertical e comprar novos ativos.
Mas o que chamou a minha atenção foi outra informação. A de que a Guardian Media contratou Matt McAlister, que até abril era diretor da rede de desenvolvedores da Yahoo!.
Sua missão? Transformar o jornal The Guardian em uma plataforma de conteúdo. Se você pensou em API`s, permitir e incentivar a criação de aplicativos em torno de seu conteúdo e, com isso, a criação de um “ecossistema de informação” em torno do Guardian, é mais ou menos por aí.
A idéia é que o site do jornal deixe de ser apenas um “atravessador de informação” – pego o que as agências ou os leitores enviam, vejo o que serve para minha linha editorial e publico – para se tornar um serviço, uma plataforma de conteúdo, que ajude informação a encontrar informação.
Espero em breve escrever um post do tipo – Fim de uma era: The Guardian não é mais um jornal.
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