
Parece que a decisão do NYTimes e da Reuters de liberar o acesso às suas APIs começa a fazer efeito na vizinhança.
Durante o Mashed 2008, evento da BBC voltado para desenvolvedores, a emissora pública britânica anunciou novidades em seu projeto BackStage.
O BackStage é espécie de playground para músicos, designers e desenvolvedores. Lá está todo o conteúdo – vídeos, textos, fotos, áudios – da BBC que está aberto e pode ser usado livremente para fazer mashups ou criar ferramentas que tenham como base o conteúdo da BBC.
A novidade é que, daqui a 3 semanas, o Backstage será reformulado e passará a disponibilizar documentação em formato de wiki e mais algumas APIs [espécie de receitas e instruções de um site]. A partir do acesso a elas, desenvolvedores podem criar serviços paralelos em torno do conteúdo da BBC.

É do acesso a algumas dessas APIs que já estão no ar que saiu o BBC Touch, ferramenta que mostra o quanto a BBC está conectada com as necessidades de seus leitores/usuários.
De um lado, o BBC Touch mostra o que a BBC acha que é importante aos seus leitores e dá destaque na home. Do outro, o que as pessoas realmente estão lendo e clicando.
Dessa diferença, é publicada uma porcentagem. Essa ferramenta não é oficial da BBC, mas já foi elogiada por alguns executivos da emissora.
Está aí o lado positivo de uma empresa de mídia liberar a API. Além de potencialmente ganhar mais distribuição e audiência na rede, abre espaço para que usuários criem serviços/aplicativos que, no final das contas, podem servir para o aprimoramento da própria empresa.
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