
Olha a foto!
Nesta quarta-feira, a Google no Brasil realizou o seu primeiro encontro oficial de blogueiros. Eu fui um dos convidados e tive a oportunidade de conhecer o funcionamento do Googleplex SP. Semelhante a outros países, existirão outros encontros deste tipo.
A agenda do evento foi formada por uma série de palestras sobre produtos da Google – Adsense, Google Maps, iGoogle e Google Gadgets, além do recente Google Friend Connect.
Para mim, a novidade foi a apresentação do editor do Google Mashups. É uma ferramenta ainda em fase beta que permite fazer mashups entre diversos conteúdos. Por se tratar de um serviço ainda em testes, nem todos os usuários têm acesso.

Wii à vontade
O melhor mesmo do encontro ficou para o final, quando aconteceu uma espécie de happy hour e pudemos trocar informalmente algumas idéias com os funcionários da Google.
Em relação ao Googleplex, existe mesmo aquela informalidade e liberdade para trabalhar. Uma sala chamada Google Pub reúne um Wii, um Xbox 360 com Guitar Hero, e diversos outros jogos para jogar à vontade.
Fora isso, sala de massagem, de descanso [pode dormir no meio do expediente], mesa de sinuca, máquina de fliperama, doces, salgadinhos, refrigerantes e wifi à vontade. Em menor escala, é uma espécie de “Fantástica Fábrica de Chocolate” da internet.

Salas são batizadas com nomes de ícones da cultura geek
Um dos motivos apontados para a Google ser desse jeito é o fato de Larry Page e Sergey Brin, fundadores da empresa, terem sido educados pelo método Montessori, que privilegia a atividade, a individualidade e a liberdade do estudante.
Durante o happy hour, em uma conversa mais informal, uma funcionária da Google me contou que lá “ninguém se preocupa com a vida de ninguém”, no sentido de ficar reparando se você fez isso ou aquilo ou se está demorando para terminar algo. Cada um faz o seu trabalho e se auto-organiza como quiser.
Isso é muito bom, incentiva a auto-disciplina e a iniciativa própria do funcionário, que, a meu ver, são características essenciais para quem quer manter um blog no ar. Ter a iniciativa própria de colocar no ar e auto-disciplina para manter no ar com conteúdo, sem a necessidade de alguém ficar cobrando.

Copinhos do “Google Café” 🙂
Mas voltando ao encontro, enquanto estava lá algo ficou evidente para mim. O quanto a Google está se tornando uma marca ligada a uma geração.
A maioria dos blogueiros que estavam lá tinha a mesma faixa de idade e todos eram usuários diários de diversos produtos da empresa de busca.
Ainda durante o happy hour, a melhor parte do encontro, outra coisa também ficou mais clara. O quanto funcionários e usuários estão na mesma sintonia. Tínhamos a mesma faixa etária, as mesmas referências, o mesmo tipo de conversa e quase a mesma experiência prática com a rede.

Happy hour. Foto: Mario AV
Tirando os crachás pendurados na cintura, talvez quem chegasse lá não saberia diferenciar quem era usuário [blogueiro] e funcionário. Essa rara sintonia fina entre público e empresa explica em parte o sucesso e a mitificação em torno da empresa de busca.
Mas resumindo, mesma na parte das palestras, o encontro seguiu com aquele tão comentado estilo informal da Google.
Dá para sentir um pouco desse clima no vídeo que fiz abaixo. Até apareceu do nada uma mochila-não-muito-bem-identificada da concorrência. 🙂
PS – O Fábio Yabu também publicou suas impressões sobre a visita e outras fotos do encontro podem ser conferidas aqui.
Deixe um comentário