Um geek no Japão!

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Depois do Eduardo Arcos, que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente durante a Campus Party, outro blogueiro em língua espanhola cujo trabalho admiro é o Héctor García, que, desde 2004, mantém o Kirai, um blog que é atualizado direto do Japão.

Desde quando se mudou para o país oriental por motivos profissionais, Héctor realiza um verdadeiro trabalho de historiador e antropólogo, registrando em posts quase diários diversos costumes do Japão, como o fenômeno do Otaku e dos gadgets minimalistas até os fetiches sexuais bizarros dos japoneses e a culinária local.

Os seus posts são leves e despretensiosos. E o lado mais bacana é que o Héctor adota uma postura natural, sem cair no politicamente correto ou na grosseria. Uma postura de uma pessoa ocidental que está aprendendo e se impressionando com a cultura oriental – quem lê o seu blog se impressiona e busca aprender junto.

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Fiquei bem feliz ao saber que o blogueiro lançou um livro, o Un geek en Japón, um registro de sua experiência no Japão e um apanhado de tudo o que aprendeu até hoje por lá – a filosofia que impera no país, a música, as tribos urbanas, a cultura pop e o cinema japonês.

Infelizmente, por enquanto, o livro é vendido online somente na Espanha. Mas, enquanto ele não aparece por aqui, em uma Livraria Cultura ou um Submarino, vale a pena conferir o Flickr e o blog do Héctor. As fotos sobre o cotidiano no Japão são sensacionais.

Em tempo, um jornalista-blogueiro que faz um trabalho parecido ao de Héctor é o brasileiro Gilberto Scofield Jr, que atualiza o seu blog direto da China e até já lançou um livro sobre a sua experiência no país – Um Brasileiro na China, com base em alguns de seus posts.

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12 respostas para “Um geek no Japão!”.

  1. Tiago, vc viu isso? Saiu ontem no bluebus e achei bem intressante a análise do Marinho. O que você achou dessa estratégia?

    Marinho | JetBlue brasileira finge ouvir clientes mas só engana15:00 Na semana passada eu comentei aqui sobre o descaso de muitas empresas com as opinioes veiculadas pelos consumidores em blogs e comunidades online. Entretanto, creio que pior ainda do que nao ouvir o que as pessoas comentam na blogosfera é fingir que se importa com o que a gente pensa e no fim fazer diferente. 07/05 Luiz Alberto Marinho

    Foi o que aconteceu essa semana com a mais nova companhia aérea brasileira, do empresário David Neeleman, que resolveu promover um concurso entre os internautas para escolher o nome fantasia da empresa. Encerradas as votaçoes, ganhou o nome ‘Samba’. Ganhou, mas nao levou. Alegando problemas jurídicos, Neeleman disse que esse nome nao poderia ser usado e adotou o nome ‘Azul’, que teria ficado em segundo lugar. 07/05 Luiz Alberto Marinho

    Por coincidência, David Neeleman ganhou destaque no mundo da aviaçao como chefao da americana JetBlue. Para quem nao sacou a pegadinha, Blue em inglês significa… Azul! Parece que essa cor deve dar sorte ao Neeleman ;- ). De acordo com a turma de marketing da empresa do Neeleman, o nome ‘Azul’ teria obtido apenas 2% menos votos do que ‘Samba’, o que configuraria um empate técnico. 07/05 Luiz Alberto Marinho

    Ainda de acordo com as informaçoes da empresa, os consumidores teriam mandado mais de 100 mil sugestoes de nomes para a nova companhia aérea. Foram selecionados 10 finalistas, entre os quais estavam nomes como ‘Brasileira’, ‘Céu’, ‘Pátria’, ‘Nossa’, ‘Mais’, ‘Abraço’, ‘Alegria’, ‘Samba’ e a ‘Azul’. Faltou explicar porque ‘Samba’ ficou entre as finalistas se havia os tais problemas jurídicos impedindo que ela fosse adotada. 07/05 Luiz Alberto Marinho

    Agora eles querem dar continuidade a estratégia, pedindo que os consumidores opinem sobre quais cidades devem ser atendidas, como deve ser o serviço de bordo e o modelo do uniforme da tripulaçao. Resta saber se alguém ainda vai acreditar e participar. No fundo, esse episódio é mais uma demonstraçao de como uma enorme quantidade de empresas ainda usa o discurso de colocar o consumidor em primeiro lugar como uma estratégia puramente publicitária. Na prática, isso nao acontece. Todas do Marinho no Blue Bus, escolha uma entre as opçoes na lista aqui. 07/05 Luiz Alberto Marinho

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  2. Cara, MTO bom esse do Japão… Agora o da Globo, putz… Blogueiros da Globo precisam de um curso de Twitter! Textos longos e cansativos, não funcionam mto na web (sem querer parecer nada, mas vc deve entender o q eu digo), vide o do Zeca Camargo hehe

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  3. Pô Tiago, que dica bacana! 🙂

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  4. @Andre

    É o mesmo problema dos sites de notícias que liberam espaço para os leitores comentarem nas matérias, mas não se pautam ou respondem aos mesmos quando necessário.

    “uma estratégia puramente publicitária” 😉

    abs

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  5. Oi Tiago,
    parabéns pelo blog, para mim é uma referência. Só uma correção: é “despretensiosos”.
    Abraço!

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  6. Opa, obrigado, Ricardo!

    Corrigido!

    abs

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  7. Post legal e ótimas dicas! Parabéns…

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  8. Tks, Helena! 😉

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  9. eu adoro o japão é muito bom voces trazem suxi para o brasil minha comida predileta arigato beijos mara

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  10. Eu Amei As JapoNesas De Cabelos Coloridos….Parece Emos!

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  11. eu acompanhei a aula da lingua japonesa no programa arranhando japonés pela radio kiokay estava aprendendo falar muitas palavras em lingua japonesa tive que parar por causa do trabalho

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