Hub de jornalismo colaborativo na Virada Cultural 2008

virada02.jpg
Um número de linha fixa: meio mais acessível para participar

Entrou no ar, nesta madrugada, o site especial do Radar Cultura [rádio 2.0] para a cobertura da Virada Cultural, que acontece neste final de semana, em São Paulo.

Será montado um grande um “mutirão” que se pautará na participação do usuário e envolverá todas as mídias da Fundação Padre Anchieta, responsável pela TV Cultura.

O projeto já conta com 100 “correspondentes”, espécie de repórteres cidadãos pré-cadastrados, que enviarão conteúdo direto da rua e que a equipe do Radar Cultura entrará em contato para saber suas impressões sobre a Virada Cultural. Mas, qualquer pessoa pode participar.

Será disponibilizado um número (11) 3711-5711 pelo qual a pessoa poderá gravar o seu relato direto da rua – comentar um show, falar como está o clima de uma apresentação, dá a dica de algum roteiro, reclamar de alguma apresentação ou até gravar uma entrevista com alguém.

A linha terá capacidade para receber 12 ligações simultâneas e estará disponível 24 horas.

virada011.jpg
Gravou, está no site

No site do Radar Cultura e quase em “tempo real”, essas participações em áudio serão publicadas em um mapa online [um mashup com o Google Maps], utilizando o conceito de geocoding, uma notícia associada a uma localização geográfica, semelhante ao The New York Times.

Por exemplo, se quando gravou o seu depoimento, você estava no Teatro Municipal, sua gravação em áudio aparecerá no mapa exatamente onde está o Teatro.

E, se você quiser conferir o que estão comentando sobre as atividades na Avenida Paulista, basta clicar nos pontos na área da Paulista no mapa e você poderá ouvir todos os comentários relacionados àquela região, feitos por pessoas que estão in loco.

radar02.jpg

Fora isso, será possível enviar vídeos e fotos direto da rua para o Flickr e o YouTube. E ao utilizarem as tags “viradacultural” e “radarcultura”, o conteúdo será automaticamente agregado ao site especial do Radar Cultura.

Enfim, a intenção do Radar Cultura não é somente produzir conteúdo próprio, mas ser um hub de informações interessantes sobre a Virada Cultural.

6 respostas para “Hub de jornalismo colaborativo na Virada Cultural 2008”.

  1. […] gente! Você não vai? Dá tempo de ver o Paul Di’Anno lá na República e correr pra Moema! Tem ônibus, metrô e trem circulando a madrugada toda. Ótimo, não? Bem que poderia ser assim sempre… Ok. Estou querendo demais, não […]

    Curtir

  2. […] mais de 1.650 participações em áudio durante a cobertura colaborativa da Virada Cultural organizada pelo Radar Cultura, braço colaborativo da TV Cultura. As informações foram divulgadas […]

    Curtir

  3. […] cobertura da Virada Cultural é um pontapé para que outras empresas de mídia no Brasil, grandes ou pequenas, sigam o mesmo […]

    Curtir

  4. […] de contas, longe da teoria, “jornalismo participativo” é algo que dá trabalho, envolve feedback constante,  adotar uma postura educacional [capacitação], criar um […]

    Curtir

  5. […] mistura de iReport com agregadores de conteúdo e ferramentas de livestream. Mais ou menos, como a cobertura da Virada Cultural feita pelo Radar Cultura (para pegar um exemplo brasileiro e mais […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *