Jornalismo cidadão dá prêmios

ireport07.png

Não sabia disso. O iReport, projeto de jornalismo cidadão da CNN, promove concursos entre estudantes universitários [não somente de jornalismo]. Os autores das melhores reportagens ganham viagens e câmeras digitais. O tema deste ano foi “O que significa ser negro na América?”.

Para mim, atualmente, o iReport é o melhor case do chamado “jornalismo cidadão”. Desde março, eles lançaram um site onde qualquer pessoa pode publicar algum conteúdo. A ferramenta é moderada pelos próprios usuários.

Funciona como uma espécie de “balaio“, onde as pessoas vão publicando vários vídeos. E dali, os editores da CNN garimpam o que vai ao ar na emissora e no CNN.com, com o selo iReport. O material escolhido fica no CNN Exchange.

Com a possibilidade de seu material ser publicado na TV e não em mais um site na rede e essa certa liberdade de publicação, eles devem receber material muito bom, mas também muita porcaria. Se eu já recebo muita propaganda e links para sites pornográficos nos comentários, imagino a CNN, que tem uma visibilidade bem maior.

ireport08.jpg

Mais ainda ao partir do pressuposto que o site funciona como um YouTube. É só chegar lá e subir um vídeo. Como pede toda boa gestão de comunidade, acredito que eles tenham usuários-chaves que ajudam a evitar que o material impróprio fique no ar.

Percebi que existe um pouco de spam – alguns comerciais de produtos e filmes que foram publicados por usuários muito recentes. Mas, no geral, o resultado é muito bom.

Neste final de semana, assisti na CNN a um especial sobre o iReport – ainda não está no YouTube. É impressionante a preocupação deles em publicar material não somente relevante para o público da emissora, como também com qualidade [com imagens boas], detalhes que, no final, valorizam o projeto e incentivam o usuário a enviar material.

É um pouco da teoria da janela quebrada, que se aplica muito bem a comunidades de “jornalismo cidadão”.

Post relacionado:
Mais um site de jornalismo cidadão chega ao fim

5 respostas para “Jornalismo cidadão dá prêmios”.

  1. Um bom projeto executado pela CNN e mostra que o é possível as emissoras de TV ser audaciosas, mesmo em um meio em que experimentações não são comuns.

    Será que esta iniciativa daria certo no Brasil? Tenho minhas dúvidas…

    Aproveitando, Tiago, você leu ou viu o Feed-se, uma revista sobre blogs? Se sim, o que achou?

    Abraço!

    Curtir

  2. Vi sim, Bruno.

    Achei fraca e não ficou claro para qual público é voltada. Acho que o caminho não é lançar revistas [impresso], mas um site grande sobre blogs no Brasil.

    Enfim, não faria algo impresso, mas online.

    abs

    Curtir

  3. […] site funciona semelhante ao iReport da CNN, como uma espécie de “balaio” – os usuários vão publicando conteúdo e a partir […]

    Curtir

  4. […] por conta do projeto Echos, idealizado por Lila King e Karyn Lu, que estão por trás também do iReporter da CNN, um case de sucesso na área de “jornalismo participativo”. Pelo visto, essas duas […]

    Curtir

  5. […] CNN  acaba de anunciar que o seu projeto de jornalismo participativo iReport está completando 2 anos, com 175 mil contribuições entre fotos e vídeos e 85 mil usuários […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *