Redes de TV começam a abraçar o p2p

p2p1.jpg
Declaração de amor a uma tecnologia

Olha que bom exemplo. A CBC, uma das principais emissoras de TV do Canadá, passará a disponibilizar episódios completos de alguns programas na web por meio da rede de p2p BitTorrent. E o melhor de tudo – sem DRM e aquelas pegadinhas de arquivos que “se autodestroem” depois de 30 dias.

Por enquanto, o primeiro a ser distribuído dessa forma será o Canada’s Next Great Prime Minister, um programa no mesmo estilo do “O Aprendiz” que, no entanto, busca revelar novos talentos na política.

Nota recente da Associated Press revela que, devido ao seu baixo custo, a tecnologia p2p, antes associada à pirataria, começa a ser bem vista por emissoras de TV.

Diversas startups de p2p estão fechando parcerias com empresas de mídia. Uma delas é a Pando, que já possui acordos com o Discovery Channel e a ESPN para distribuição de seus conteúdos na rede.

p2paovivo.jpg
P2p ao vivo: pessoal trocando livros e outros objetos

Somente para fechar o post, vale lembrar, que durante a NewTeeVee, conferência que, no ano passado, discutiu a convergência entre TV e web, o “steve jobs das empresas de mídia” Quincy Smith, da CBS, bateu o martelo de que a p2p é a solução mais econômica e completa para as TVs distribuírem programas completos na rede.

Por outro lado, operadoras de telefonia começam a testar o p4p, que permite controlar muito mais o que circula em suas redes. Apesar do menor controle, por enquanto, o p2p continua como alternativa mais certa para as empresas de mídia. Ainda bem.

3 respostas para “Redes de TV começam a abraçar o p2p”.

  1. Além de muito boa a 1a imagem, é uma ótima noticia mesmo…

    É uma coisa que tenho pensado há muito tempo, ainda sobre distribuição de música digital e grandes gravadoras… se ‘eles’ não se adaptarem, vão continuar só brigando, brigando e, com certeza, perdendo… é como nadar contra a maré…

    Não tem mais volta, a distribuição de conteúdos não será mais como antes.. é se reinventar pra continuar no páreo… Ainda bem que “eles” estão se ligando nisso…

    😉

    Curtir

  2. Me fala o que aconteceu no episódio 3 da segunda temporada da Grande Família. Morreu no esquecimento!!

    O que as emissoras tem a perder colocando isso no ar? Enfia meia duzia de merchan bem caracterizado e ta feita a divulgação quase que eterna.

    Dificil entenderem isso.

    Curtir

  3. Pois é, Mano. Um dos problemas para fazer isso é justamente a parte comercial. Mas algumas alternativas estão sendo usadas, como “product placement”.

    É uma alternativa. Vamos ver no que vai dar.

    Abs

    Curtir

Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *