
“Você tem que fazer os editores pensarem sobre por que eles estão abrindo espaço para comentários. Se a resposta é ‘para ter um monte de comentários’, então é melhor nem fazer isso.
Se a resposta é – porque você acha que as pessoas têm muito a acrescentar e você quer um entrosamento com elas, então abra espaço para comentários.”
A frase acima é de Emily Bell, editora-chefe do The Guardian, sobre o novo posicionamento do jornal, que contará com comentários em todas as matérias.
É o que eu falo. Em um site de notícias, abrir espaço para comentários apenas para ter comentários e, pior ainda, sem gerenciar a discussão não adianta nada. É apenas um adereço no rodapé da matéria. Um pouco até de demagogia. “Olha, você pode participar, mas ninguém lê ou se pauta por seus comentários aqui na redação”.
É meio óbvio falar isso. Mas comentários devem ser um termômetro – servir para pautar futuros assuntos e abordagens, e, quando necessário, corrigir e acrescentar informações em uma matéria. Do contrário, é melhor nem colocar esse recurso.
Em resumo. Hoje a questão não é mais disponibilizar ou não comentários. Mas o que de efetivo fazer com eles.
A foto do Flickr de Tom
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