
Cacildis! O Napster!
Conhecida por publicar diversos rankings disso e daquilo, a revista de música Blender fez uma interessante lista dos maiores erros de todos os tempos da indústria musical.
Em 1º lugar está o fato da indústria não ter percebido, em 2001, o potencial do Napster e lucrado em cima do fato de vários usuários compartilharem arquivos na rede.
Na época, o serviço de troca de arquivos foi fechado pelas gravadoras. No entanto, seus usuários não desapareceram. Pelo contrário, migraram para outros serviços.
A partir disso, começou uma queda acentuada da “velha indústria musical”, que estamos assistindo de camarote e deu lugar a uma nova indústria, descentralizada e formada por sites de ‘publicação’ de música [MySpace], de streaming gratuito de apresentações [Liveroom.TV], de troca de arquivos e música on demand [Last.fm], além de agências de shows [LiveNation].
Post relacionado:
Epitáfio da indústria musical, na The Economist
Deixe uma resposta para Johnny Cancelar resposta